ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Arquivo Público realiza exposição com documentos e fotos da ocupação de Juína

Exposição 'Mato Grosso em Documentos' reúne arquivos que contam a história de Mato Grosso e de Juína

Data: Sábado, 23/09/2017 00:00
Fonte: Lorena Bruschi/ Seges-MT

Exposição interativa sobre a história de Juína sendo apresentada a alunos.

Exposição interativa sobre a história de Juína sendo apresentada a alunos.
 
 
A história de Mato Grosso e de Juína (732 km da Capital) foi contada para mais de 800 estudantes de escolas públicas da região e para o público em geral pela exposição ‘Mato Grosso em Documentos’, que levou acervos históricos da Superintendência do Arquivo Público, da Secretaria de Estado de Gestão (Seges) para a 9ª Caravana da Transformação, realizada no Centro de Eventos de Juína.
 
 
Conforme a superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, estiveram em exposição 65 documentos históricos datados dos séculos XVIII, XIX e XX que retratam a história matogrossense. Só sobre a história de Juína, ao todo, foram exibidas em uma exposição interativa 80 fotos e 20 jornais entre os anos de 1975 a 1985, período de ocupação da região noroeste do estado.
 
 
“Estamos levando um acervo histórico riquíssimo para as cidades do interior por onde passa a Caravana da Transformação. Os documentos contam um pouco da história de Mato Grosso para as pessoas que visitam a exposição. É uma forma de mostrar também a importância da guarda de documentos que mantém viva as informações históricas do nosso povo", explica a superintendente.
 
 
A diretora da Escola Estadual Antonio Francisco Lisboa, Rosana Caire, conta que o que as crianças aprenderam na exposição vai complementar o conhecimento oferecido em sala de aula e que a história regional tem um significado especial para as crianças.
 
 
“Muitos dos nossos alunos são filhos de pessoas que ajudaram a abrir a cidade, e pra eles é muito bom saber que fez parte disso, e isso e muito importante pra nos como escola de campo”, afirma a professora. 
 
 
A exposição fez parte do itinerário do projeto Circuito Cultural, que guiou turmas de estudantes do 5 e 6 ano entre alguns estandes da Caravana da Transformação. 
 
 
A coordenadora da Escola Estadual Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima, Valdicleide dos Santos, é uma das professoras que integram o Circuito Cultural, e recebeu um DVD contendo todos os documentos digitais da apresentação interativa sobre Juína. O arquivo servirá para uso didático.
 
 
“É um material muito rico sobre a história e desenvolvimento de Mato Grosso e Juína, nossa cidade. Trouxemos os nossos alunos pois muito curiosos, criativos, e com muita vontade de aprender, e vão fazer bom proveito do conhecimento da exposição”, avalia  a coordenadora. 
 
 
A estudante da Escola Estadual Pe. José de Anchieta, Evellyn Eduarda da Silva, de 11 anos, observou com atenção os documentos e as explicações dos historiadores do Arquivo Público, e o que ela mais gostou foram as fotos de quando a cidade estava iniciando a ocupação.
 
 
"Achei muito interessante, porque fala como começou a nossa cidade, como eles foram fazendo as ruas que não tinha antes, e a cidade foi adiante até chegar onde está", complementa. 
 
 
Caravana da Transformação 
 
O evento ofereceu a população da região noroeste atendimentos e cirurgias oftalmológicas e serviços de cidadania. É a terceira participação da exposição 'Mato Grosso em Documentos' na Caravana. O estande recebeu visitantes nos dias 21, 22 e 23 de setembro, que são os dias 'D' em Juína.