ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: Encerra nesta sexta a primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Influenza

Data: Quinta-feira, 09/06/2011 00:00
Fonte: TOPNEWS

Redação: Topnews/ Luciana Lima

Aprimeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2011 termina nesta sexta-feira (10). Prioritariamente, os grupos contemplados pela Campanha são de pessoas com 60 anos ou mais, grávidas em qualquer período de gestação, e crianças com idade entre 6 meses e menores de 02 anos.

A meta de vacinação em Aripuanã ainda é baixa, de acordo com levantamento realizado até dia 31/05. Para os idosos acima de 60 anos, a meta foi alcançada atingindo102% , ou seja, já aderiram o benefício da vacina.  Crianças entre 6 meses e menores de 02 anos 74% foram vacinadas, gestantes apenas 41%.

Além dos idosos, das crianças e das gestantes, também precisam ser imunizados os trabalhadores da área de saúde que atuam no atendimento a pacientes com Influenza em farmácias e laboratórios e indígenas que vivem em aldeias.

E para as crianças, já foi iniciada a aplicação da segunda dose contra a influenza, a enfermeira Valdenia explica que as dosagens entre crianças e adultos sãodiferentes, e a criança tem que receber duas doses para que o efeito seja alcançado. O intervalo entre a primeira dose e a segunda é de 30 dias.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que a infecção por influenza é responsável por cerca de 10% das quatro milhões de consultas às especialidades de clínica médica e pediatria. A doença é responsável, ainda, por 75% das infecções agudas respiratórias.
 
Altamente contagiosa, a gripe é transmitida de uma pessoa para outra, pelo espirro, tosse ou fala do infectado, através das gotículas contaminadas que ficam dispersas no ar e acabam sendo inaladas. Para prevenir, muitas vezes apenas os cuidados com a alimentação e vitaminas não são suficientes e a melhor alternativa é a imunização.

Maiores informações: 3565-1400 ou 3565-2442

NÃO ESQUEÇA O CARTÃO DE VACINA!