ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Em Aripuanã incêndio atinge área florestal no Complexo Turístico

Dezenas de ocorrências de incêndios florestais foram registradas nos últimos 15 dias no município.

Data: Sábado, 26/08/2017 00:00
Fonte: TOP NEWS

 

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza

 

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área florestal no Complexo Turístico de Aripuanã, perto dos Saldos das Andorinhas e Dardanelos, no início da tarde de sexta-feira (25), por volta das 14 horas.

 

Três equipes de caminhões pipa foram mobilizadas para conter o fogo que se alastrou atingindo grande parte da área e só foi contido próximo das 22 horas devido à dificuldade da área e por ser no período noturno.

 

Na quinta-feira, outro foco de incêndio foi registrado na mesma área turística do município. A mata seca contribuiu para que as chamas se espalhassem rapidamente. Novamente foram acionados os caminhões pipa que impediram que o local fosse destruído por completo. É a terceira vez esse ano que o complexo turístico tem foco de incêndio.

 

O secretário de Meio Ambiente Cleverson Veronese agradeceu a todos pela cooperação no combate ao incêndio. “Agradeço a Prefeitura Municipal, através da Secretária de Obras, aos Brigadistas, Corpo de Bombeiro, a empresa Guaçu, o empresário Marcos Artuzo, por ceder o caminhão Pipa e seu motorista na colaboração contra incêndio de grande proporção que teve prejuízo ao Meio Ambiente ”, disse.

 

De acordo com o Secretário de Obras José Augusto, dezenas de ocorrências de incêndios florestais foram registradas nos últimos 15 dias no município. A área onde o fogo se espalhou rapidamente, o local é de difícil acesso, mas de imediato mandaram uma equipe para auxiliar na contenção do incêndio.

 

“Sabemos o tamanho do município e não temos efetivo para atender em todos os pontos da cidade, pedimos a compreensão da população para não contribuir com esses riscos, colocando fogo em lixo doméstico. Um palito de fósforo, uma bagana de cigarro traz grandes prejuízos”, afirma José Augusto.

 

DENÚNCIAS – Nas áreas rurais, a utilização do fogo neste período é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 7,5 mil ou R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare. Nas áreas urbanas o uso do fogo é crime o ano inteiro. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 0800 65 3838 (ouvidoria Sema) ou diretamente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (66)3565-2950/1141. Além do cel. da Brigada Mista (66)9 8439-8726.