ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Dilmar quer proibir a construção de hidrelétricas no Pantanal

Data: Terça-feira, 07/06/2011 00:00
Fonte: Da Assessoria

O relator da CPI das Hidrelétricas, deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM) quer  proibir a construção de novas Usinas Hidrelétricas de Energia – UHE e de   Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs  em toda a área do pantanal mato-grossense. Se aprovado, o projeto de lei anulará todos os processos de concessão em andamento junto aos órgãos competentes no Estado. 

A medida, segundo Dilmar, pretende minimizar os impactos da ocupação humana nesse ecossistema. Estudos apontam que a construção de barragens no pantanal impede que os peixes subam os rios e que os nutrientes da água fluam de um local para outro. Ou seja: prejudicam tanto a desova quanto a alimentação dos peixes. Além disso, a liberação de sedimentos das barragens pode assorear os rios da região, afetando a periodicidade e o volume das águas pantaneiras.

O democrata aponta ainda, o que considera um ‘equívoco’  no posicionamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), que vem emitindo Licenças Operacionais por analisar individualmente o impacto ambiental de cada central de energia, sem ter a visão global dos estragos que todas juntas causariam a esse ecossistema.

“Interesses econômicos não podem sobrepor a sobrevivência do pantanal Precisamos fazer algo antes que todas as usinas propostas estejam construídas, aí ficará mais difícil parar suas atividades”, alertou Dal’Bosco.

O parlamentar ressalta que a planície alagada, há tempos, vem sofrendo impactos ambientais com a exploração econômica de seu ecossistema, a exemplo da pesca predatória, das queimadas, a caça de jacarés, a poluição dos rios da bacia do Paraguai, a exploração mineral com garimpos clandestinos que ocasionam a poluição de suas águas pelo mercúrio, culminando com  a construção de PCHs na região.

“A produção de energia elétrica pode ser encontrada e produzida em outros ambientes e de outras formas, excluindo-se esse importante bioma brasileiro cheio de vida e de riquezas naturais”, ressaltou.

DESTAQUE NACIONAL  - Recentemente o jornal O Estado de São Paulo publicou matérias especiais sobre a temática meio ambiente em seu caderno Planeta. Entre os textos está a matéria "Pantanal na Berlinda" onde se faz o alerta: Instalação de mais de 100 hidrelétricas ameaça ecossistema do Pantanal e pode prejudicar atividade da população ribeirinha.

O assunto também foi destaque no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, que nos dias 21 e 22 de abril publicou matérias com o tema:  Hidrelétricas ameaçam equilíbrio da natureza no Pantanal.

“Assisti, emocionado, o depoimento de um ribeirinho reclamando da escassez de peixes em Barão de Melgaço, devido a construção de uma barreira ‘rio a cima’. Na matéria,  a declaração dele foi certificada por um cientista de uma comunidade internacional”, concluiu Dilmar.