ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Colniza: Meio Ambiente aborda queimadas na área rural

Data: Terça-feira, 07/06/2011 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Elvio Lopes

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dando continuidade às ações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, levaram no final de semana passado informações e alertas sobre queimadas para a comunidade da área rural no município de Colniza.

Desta vez, o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Helio Ferreira da Silva, acompanhado da servidora da pasta Taís Fernanda Caetano, ministrou uma palestra sobre os riscos das queimadas e distribuíram panfletos alertando sobre queimada e desmatamento, aos moradores da Linha 2 e da Associação Vale do Lambari.

Segundo o alerta do diretor do Meio Ambiente de Colniza, os produtores rurais devem adotar medidas preventivas para evitar as queimadas em suas propriedades, que pode acarretar multa, ou processo judicial, além do risco do fogo chegar às plantações, lavouras e pastos. 

Segundo Helio Ferreira, quem ateia fogo à vegetação também comete crime ambiental, passível de cadeia. Ele também explicou a legislação ambiental que trata das queimadas, algumas das quais são autorizadas pelo órgãos competentes, em determinados períodos e a necessidade de acompanhamento, para evitar que o fogo invada outras áreas, ou propriedades vizinhas.
Helio Ferreira também abordou com os moradores na área rural de Colniza o tema desmatamento, igualmente proibido e que qualquer área a ser desmatada deve ser feita com autorização dos órgãos competentes, Sema ou Ibama. “Quem desmatar sem autorização pode também praticar crime ambiental”, reforçou o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura.

A Semana do Meio Ambiente em Colniza vem sendo lembrada com essas ações da Secretaria, que nesta terça-feira programou uma palestra em uma residência, próximo ao Miniestádio Mané Garrincha, onde moradores devem ser reunidos para ouvir as explicações sobre queimadas e destinação correta do lixo e entulhos.

Nas fotos, comunidades da Linha 2 e da Associação do Lambari assistem a palestra sobre queimadas e desmatamento, por Helio Ferreira.