ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ibama já aplicou R$ 1 milhão em multas no Pará

Data: Domingo, 05/06/2011 00:00
Fonte: FÁBIO GUIBU/ ENVIADO ESPECIAL A MARABÁ (PA)

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) fechou cinco madeireiras em Nova Ipixuna e aplicou cerca de R$ 1 milhão em multas na primeira semana de ações contra crimes ambientais na região.

As operações no município da região sudeste do Pará foram deflagradas depois da morte dos líderes extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, em 24 de maio.

Segundo o órgão, tratores encontrados em área desmatada e dois caminhões usados no transporte de carvão também foram apreendidos.

O Ibama informou ainda que vai solicitar o cancelamento das licenças ambientais estaduais concedidas a 12 empresas do ramo que funcionam no município.

O Ministério Público Federal será acionado pelo Ibama, porque, segundo o órgão, existem indícios de crimes como falsificação de documentos e inserção de informações falsas em sistemas de controle oficiais.

Alguns moradores do assentamento onde vivia o casal assassinado também foram multados. Eles são suspeitos de se associar a madeireiros para a exploração irregular da floresta.