ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Brasil luta neste sábado pelo décimo título da Liga Mundial

Atuais campeões olímpicos vão buscar neste sábado (08), às 23h, mais uma conquista, em jogo contra a França, que venceu o Canadá na outra semifinal

Data: Sábado, 08/07/2017 00:00
Fonte: O Tempo

Vôlei

 

CURITIBA. O Brasil confirmou neste sábado (08) o seu favoritismo na Liga Mundial de Vôlei e comemora o feito de ir à final, após vencer os Estados Unidos por três sets a um (25/20, 23/25, 25/20, 25/19), na semifinal, realizada em uma quadra montada na Arena da Baixada, o estádio do Atlético Paranaense, em Curitiba.



Os atuais campeões olímpicos vão buscar neste sábado (08), às 23h, seu décimo título no torneio, em jogo contra a França, que venceu o Canadá na outra semifinal, por 3 sets a 1 (25/19, 22/25, 25/19 e 25/21). Com o lugar na final, só falta um passo para o Brasil acabar com a seca de sete anos sem subir ao lugar mais alto do pódio da Liga Mundial.



Desde o seu último troféu, em 2010, o anfitrião perdeu nada menos que quatro finais. Há um ano, antes dos Jogos do Rio, o Brasil chegou a ser finalista da Liga Mundial, mas acabou perdendo a decisão para a Sérvia. Se chegar lá agora, esse será o primeiro título do técnico Renan Dal Zotto, que está começando um novo ciclo à frente da seleção.

 

No comando desde janeiro, ele tem a dura missão de substituir Bernardinho, que ganhou seis medalhas olímpicas seguidas entre 1996 e 2016, sendo duas com a equipe feminina e as demais, com a masculina.



O Brasil ainda não perdeu nenhum jogo na competição, com vitórias sobre Canadá (3-1) e Rússia (3-2) na fase de grupos, ainda que tenha tido um desempenho irregular.

 

Set a set.Com o apoio do público na Arena da Baixada (usada na Copa do Mundo de 2014), os campeões da Rio-2016 começaram a semifinal contra os Estados Unidos com o pé no acelerador (5-1). Os americanos conseguiram reduzir a diferença (13-11), mas acabaram cometendo muitas falhas e não conseguiram conter o embalo de Wallace e Lucarelli. A seleção ganhou o primeiro set com tranquilidade, mas foi vítima de seus próprios erros no segundo.



O Brasil abriu 5 a 2, viu os Estados Unidos virarem para 13 a 9 e buscou o empate em 13 a 13. Mas, a partir daí, os americanos se impuseram, seguraram a tentativa de reação no momento decisivo e venceram por 25 a 23. O erro não se repetiu no terceiro set: após abrir vantagem no início, o Brasil manteve o domínio e venceu com tranquilidade.



E no quarto, novamente mais equilibrado, foi preciso nos pontos decisivos e se garantiu na final, com um contundente ace de Mauricio Borges. O principal pontuador do jogo, porém, foi o norte-americano Taylor Sander, com 20 acertos.

 

NÚMEROS

51 pontos de ataque marcou nesta sexta-feira (07) a seleção brasileira contra os Estados Unidos.

5 pontos de bloqueio marcou a seleção brasileira, que vem crescendo nesse fundamento.

4 pontos de saque anotou a equipe verde-amarela, entre eles o que definiu a vitória no jogo.

19 pontos de erros cedeu o Brasil ao adversário da semifinal da Liga Mundial.

10º título da competição conquistará a seleção brasileira se vencer a final de sábado (08).

18 pontos marcou o oposto Wallace, maior pontuador da semifinal contra a seleção norte-americana.

12 pontos fez o ponteiro Maurício Borges, segundo jogador que mais marcou pelo Brasil.

20 pontos fez o norte-americanoTaylor Sander, principal pontuador da partida de sábado (08).