ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Sema fecha cerco e maiores desmatadores de MT são autuados

Data: Sábado, 04/06/2011 00:00
Fonte: Alline Marques/ Olhar Direto

Produtores vão para lista dos maiores desmatadores de Mato Grosso e foram autuados nos primeiros quatro meses de 2011. Alguns já tiveram o Cadastro Ambiental Rural (CAR) suspenso, a área embargada e ainda aguardam a decisão administrativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

O CAR é obtido após o produtor buscar o programa MT Legal para se regularizar e ao receber o cadastro ganha isenção de todas as multas. No entanto, como voltaram a não cumprir a legislação, além das novas penas também terá de arcar com as anteriores.

O fazendeiro Vademilson Badalotti foi responsável por desmatar cerca 3 mil hectares de terras em Nova Ubiratã, sendo boa parte em área de reserva legal. O Ministério Público Estadual (MPE) também já ingressou com seis ações contra o produtor que é do Paraná. Com a devastação provocada por Badalotti, o município continuará na lista dos maiores desmatadores da Amazônia brasileira.

O produtor é dono de 30 mil hectares de terra no município e em nome do fazendeiro estão seis dos 10 maiores desmatamentos ilegais registrados em Mato Grosso, mesmo assim, até o momento ele recebeu apenas três autuações da Sema, que equivalem a 1,3 mil hectares devastado.

Além dele, Rodrigo Badalotti também está na lista dos maiores desmatadores de Mato Grosso. Com terras no município de Ipiranga do Norte e Distrito de Boa Esperança do Norte, o fazendeiro teve duas autuações por mais de 450 hectares de terras. A Sema não soube informar se Rodrigo e Vademilson são parentes.

Além de Nova Ubiratan, Ipiranga do Norte, Santa Carmen e distrito de Boa Esperança do Norte foram os mais prejudicados pelas ações dos desmatadores e muitos acabam ficando de fora.