ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeito Altir busca viabilizar instalação de Bombeiros

Data: Sexta-feira, 03/06/2011 00:00
Fonte: Juinanews

O comandante-geral, coronel Alexandre Coronel recebeu na manhã de quinta-feira (02.6), o prefeito de Juína (720 quilômetros da capital), Altir Antonio Peruzzo. O prefeito busca viabilizar a instalação de uma Companhia Bombeiro Militar na cidade, para o atendimento do pólo regional.

A instalação da unidade depende de uma área com localização estratégica, de fácil acesso para os bairros e centro, bem como para as rodovias, construção do quartel, aquisição de materiais e equipamentos, ao menos duas viaturas operacionais e por fim o efetivo mínimo de militares para iniciar os trabalhos na região.

O prefeito destacou a importância da instalação de uma unidade da instituição no município e fez referência aos incêndios ocorridos, como um incêndio de grandes proporções em um conjunto comercial na Avenida Mato Grosso, no centro da cidade, dentre outros citados. “Não somente pelo atendimento das ocorrências, também pelos fatores sociais e pela distância para o atendimento de nosso pólo regional”, enfatiza Peruzzo, se portando aos vários serviços que a instituição pode realizar na cidade.

O apoio da classe empresarial também é uma questão primordial citada pelo prefeito, para o acolhimento de um novo órgão da segurança pública. “Estamos trabalhando o apoio dos empresários e comerciantes, para que auxilie o município nesse projeto que vai levar benefícios para toda a sociedade”, explica. 

Peruzzo fez a apresentação das potencialidades econômicas (indústria, comércio, extrativismo mineral, dentre outras), desenvolvimento social (crescimento populacional, qualificação profissional, ensino superior). Os índices apresentados apontam para o crescimento sustentável do município que levam a necessidade da presença de uma unidade do Corpo de Bombeiros para alavancar a sustentabilidade econômica do município.  

O comandante-geral apontou o planejamento necessário para o devido encaminhamento da implantação da unidade, como projetos de construção do prédio, aquisição de equipamentos e viaturas especificas. “A instalação de um novo quartel na cidade está condicionada a inclusão de novos bombeiros, com concurso regionalizado, onde já existe a previsão”, explica o comandante.

Após a inclusão por etapas, o efetivo para a nova unidade ficaria para a segunda turma de formação. A prioridade no momento é para o reforço do efetivo em Cuiabá e nos principais aeroportos do Estado, depois de satisfeito a prioridade, a segunda turma formada preencheria o efetivo das unidades existentes com deficiências, mais a instalação de Juína.

Os serviços disponibilizados em um primeiro momento seria o de atendimento pré-hospitalar em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu e o de buscas, resgate e combate a incêndios. 

JUÍNA -  localiza-se a noroeste do estado a 720 quilômetros da capital, Cuiabá. Foi criado a partir de um projeto implementado pela Companhia de Desenvolvimento de Mato Grosso, CODEMAT, no ano de 1976, com objetivo de expansão das fronteiras agrícolas e ocupação de áreas até então pertencentes a povos indígenas naturais da região. polo regional dos municípios de Brasnorte, Castanheira, Juruena, Cotriguaçú, Colniza, Aripuanã e Rondolândia.

Possui uma extensão territorial é de 26.528,7 km² dos quais 60% pertencem a reserva indígena, e a área remanescente foram cortadas em lotes e vendidos à população vinda das diferentes partes do País, principalmente dos estados do Sul do [Brasil]. Os lotes foram distribuidos de acordo com a fertilidade das terras, sendo que os lotes mais próximos ao núcleo foram distribuidos aos pequenos agricultores e os lotes maiores e terras menos produtivas para desenvolvimento da pecuária industrial.

A emancipação política de Juína aconteceu no dia 9 de maio de 1982, sendo eleito o seu primeiro prefeito o professor Orlando Pereira. Seus sucessores continuam, por vezes, buscando superar as dificuldades econômicas, sociais e culturais vivenciadas pela população juinense ao longo dos 24 anos de emancipação.

A população atual é de aproximadamente 39.064 habitantes distribuidos na zona rural e urbana. Seu clima é tropical com duas estações climáticas bem definidas - período das chuvas e período da seca.

A economia do município de Juína tem sofrido várias transformações mas prevalece a exploração industrial extrativista e agropecuarista. Prioritariamente a economia se baseou no extrativismo vegetal - extração de madeiras nobres da região; extrativismo mineral com exploração de diamantes e agricultura de subsistência. A pecuária também tem grande importância no desenvolvimento econômico de Juína e região, com numeroso rebanho bovino.

Juína possui com uma população jovem com mais de 10.000 estudantes no ensino fundamental e médio. Atualmente estão sendo oferecidos cursos superiores da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está presente neste município e oferece uma diversidade de cursos de aprendizagem, aperfeiçoamento, qualificação, habilitação e serviços técnicos e tecnológicos.