ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Colniza: Prefeitura lança IPTU com desconto até dia 30

Data: Sexta-feira, 03/06/2011 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Elvio Lopes

Já estão com os contribuintes os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao exercício de 2011, que pode ser quitado com 20% de desconto até o dia 30 de junho. Foram emitidos 3.400 carnês, que correspondem aos imóveis registrados no Departamento de Tributos na área urbana da cidade.

Segundo a diretora do Departamento de Tributos da Prefeitura, Elaine Cristina Candioto, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista, pode quitar seu carnê com o desconto de 20% até o dia 30 de junho. Quem tem imposto total a pagar de R$ 100,00, por exemplo, terá um desconto de R$ 20,00 até aquela data.

O contribuinte que optar pelo parcelamento perde o desconto, mas pode quitar o IPTU em até três parcelas, com o primeiro vencimento também no dia 30 de junho e os demais, 29 de julho e 30 de agosto. O IPTU pode ser pago apenas no Banco Sicredi e em seus postos credenciados.

Além do imposto calculado sobre o imóvel, com área construída, ou não, o carnê do IPTU traz também a contribuição da coleta de lixo, um serviço essencial para a comunidade e que é realizado diariamente pelas equipes de garis da Secretaria Municipal de Obras.

Os recursos obtidos com a arrecadação do IPTU são destinados, além do caso específico da coleta de lixo, de serviços como limpeza das vias públicas, recuperação e manutenção de ruas e avenidas, como patrolamento e cascalhamento; manutenção da frota e equipamentos; contrapartidas para obras de pavimentação asfáltica e drenagem e outros serviços nas áreas de saúde, educação, assistência social, agricultura, meio ambiente obras e da administração direta.
“Quem paga seus impostos contribui para a realização de obras e prestação de serviços que garantem uma melhor qualidade de vida à população e por isso, todos devem quitar seus carnês”, afirma a diretora de Tributos. Quem não pagar vai para a dívidas ativa e pode ser acionado judicialmente.

Nas fotos, obras realizadas com recursos próprios do Município, parte deles. resultado da arrecadação do IPTU.