ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Boa atuação de Calazans é alento para o Fluminense em derrota em SP

Garoto vai bem, desarruma defesa do Palmeiras, dá assistência para um gol, quase gera outro e é usado por Abel Braga nos dois lados do campo

Data: Domingo, 11/06/2017 00:00
Fonte: Globo Esporte/ Por Alexandre Alliatti
 
Melhores momentos: Palmeiras 3 x 1 Fluminense pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro

Melhores momentos: Palmeiras 3 x 1 Fluminense pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro

A derrota de 3 a 1 para o Palmeiras, neste sábado, em São Paulo, teve ao menos um alento para o Fluminense: a boa partida de Marcos Calazans. O garoto de 20 anos (faz 21 esta semana) amenizou a ausência de Richarlison e foi a principal alternativa ofensiva da equipe de Abel Braga. Viveu diferentes experiências: oscilou durante a partida, foi núcleo de uma virada tática e acabou usado pelo treinador de duas formas diferentes.

 

Calazans como titular foi uma surpresa de Abel, atormentado por desfalques. O atacante apareceu pelo lado esquerdo, com Scarpa bem aberto pela direita. Nos primeiros 15 minutos, correu muito para tentar criar na frente e auxiliar na marcação. Fez uma falta, conseguiu um desarme e errou um cruzamento – direto para a linha de fundo. A partir daí, começou a ter desempenho mais regular.

 

Seu ápice na partida foi a arrancada que resultou no gol de Henrique Dourado. Deixou Jean comendo poeira ao arrancar pela ponta e mandou cruzamento preciso para o centroavante marcar. Naquele momento, era o gol de empate do Fluminense.

 
Calazans foi uma das principais figuras ofensivas do Fluminense em campo (Foto: Marcos Ribolli/GloboEsporte.com)

Calazans foi uma das principais figuras ofensivas do Fluminense em campo (Foto: Marcos Ribolli/GloboEsporte.com)

 

O lance acendeu o jovem atleta tricolor. Pouco depois, ele partiu mais uma vez para cima de Jean, novamente com vantagem. A torcida do Palmeiras começou a reclamar na arquibancada, ciente de que o sistema defensivo não conseguia controlar a velocidade do adversário. Cuca percebeu os problemas e resolveu agir. Colocou Jean no meio e passou Tchê Tchê para a lateral, orientando o time a cuidar da cobertura nas investidas de Calazans. 

 

 

Deu certo. O atacante, melhor vigiado, viu seu rendimento cair. E aí foi a vez de Abel Braga tentar uma medida tática: colocou o jogador do outro lado, desta vez pela direita de ataque. A ideia era clara: explorar Zé Roberto, 42 anos, mais do que o dobro de sua idade.

 

E a mudança quase rendeu mais um gol. No fim do jogo, em uma última tentativa, Calazans acertou ótimo cruzamento para Marcos Júnior, que perdeu o gol cara a cara com Fernando Prass. Na sequência, o Palmeiras fez 3 a 1 e encerrou o jogo.

 

 

Abel Braga, depois do jogo, elogiou o desempenho de Calazans. A tendência é de que ele siga na equipe. Mas o treinador também avisou: é preciso ter paciência para as prováveis oscilações da revelação tricolor.

 

- Jogou bem. Deu o passe pro gol e agora deu passe pro outro gol, que perdemos de forma incrível. Um cara que participou de um gol e deu um passe prum colega empurrar a bola pra dentro, acho que não preciso falar mais nada. Cumpriu. Vamos prepará-lo para mais jogo aí. Sentiu um pouquinho. Depois, começou a se dosar mais, caiu um pouquinho no segundo tempo, de repente levantou quando foi para o lado direito. É mais um garoto. Vamos ter momentos bons, oscila, vai prum momento ruim. Temos agora com certeza um jogo difícil contra o Grêmio, um jogo em casa, com apoio dos torcedores. De repente, o desempenho até melhora – disse o treinador.A torcida do Fluminense vinha cobrando maior participação de Calazans no Fluminense. Este foi seu 12º jogo pelo time profissional. Já tem três assistências.