ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Risco de geada é alto no domingo no Sul e no Sudeste

Noite longa e falta de nuvens à noite ajudam a esfriar o ar

Data: Sábado, 10/06/2017 00:00
Fonte: Clima Tempo
 
 
 
 

Uma forte massa de ar polar entrou no Brasil e causou um resfriamento muito acentuado no sábado, 10 de junho . Temperaturas abaixo de zero e geada , até de forte intensidade foram observadas na região Sul. Mas com temperaturas positivas entre 0°C e 5°C é possível afirmar que também geou no sul de Mato Grosso do Sul e na Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo e como Sul de Minas Gerais, e no Parque Nacional do Itatiaia, região da Serra da Mantiqueira, mas no sul do estado do Rio de Janeiro, no sul do estado do Rio de Janeiro

 

Mais geada no domingo

O risco de gear no domingo, 11 de junho, ainda é alto para quase todo o Para estas duas últimas regiões, o risco de gear é maior do que no sábado, com temperaturas entre 0°C e 2°C ou até ligeiramente abaixo de zero. O Sul do Brasil ainda deve registrar temperaturas negativas e geada moderada a forte. O risco de gear no norte do Paraná diminui em relação ao sábado.

 

Entre a noite do sábado, 10, e a madrugada do domingo, 11 de junho, o centro da massa polar, que é a região mais fria, passa sobre parte do Sul e do Sudeste e depois vai para o mar. Assim, a madrugada e o amanhecer do domingo ainda serão muito frios. Outros dois fatores colaboram para que o resfriamento do ar seja intenso: a noite longa e a falta de nebulosidade.

 

 
Foto: Climatempo
 

Noites longas

É nesta época do ano, alguns dias antes e alguns dias depois do solstício de inverno que temos o maior número de horas de noite, ou as noites mais longas do ano e os dias mais curtos. O solstício de inverno (início do inverno) ocorre no dia 21 de junho , à 1h24, pelo horário de Brasil.

 

Falta de nebulosidade

Noites nem nuvens ou com pouca nebulosidade são mais frias do que as noites em que o céu fica com muita nebulosidade. A perda radiativa é maior quando não há nuvens no céu, o que acelera e acentua o resfriamento do ar e faz com que a temperatura diminua.

 

Geada em 10/6/17

Confira onde o Instituto Nacional de Meteorologia verificou a ocorrência de geada nos locais das estações meteorológicas de medição convencional. Fora destes locais pode ter havido geada e com intensidade maior.

: geada fraca, temperatura mínima 4,6ºC

: geada fraca, temperatura mínima 1,5°C

: geada fora da estação, temperatura mínima 3,0°C

: geada moderada, temperatura mínima -0,5°C

: geada fraca, temperatura mínima 4,4ºC

Geada em Curitiba em 10/6/17

 

 
Foto: Climatempo