ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Silval desiste de depor e de confessar crimes na ação da Sodoma

Data: Quinta-feira, 08/06/2017 00:00
Fonte: Gazeta Digital

A defesa do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) protocolou na Justiça um pedido de cancelamento do reinterrogatório que estava marcado para a próxima terça-feira (13), na ação penal decorrente da 1ª fase da Operação Sodoma deflagrada em setembro de 2015. A expectativa era de que, nesse depoimento, Silval confessasse crimes cometidos à época em que era governador.

 

O pedido foi protocolado no dia 1º deste mês pelo novo advogado de Silval, Délio Lins e Silva Júnior, que entendeu ser desnecessário novo interrogatório neste momento. Porém, foi a própria defesa que havia solicitado, no final de maio, o reinterrogatório do ex-governador que está preso no Centro de Custódia da Capital desde o dia 17 de setembro de 2015 e vem negando com veemência todas as acusações imputadas a ele pelo Ministério Público, por outros réus, testemunhas e delatores da Sodoma.

 

A juíza Selma Rosane Santos Arruda, titular da 7ª Vara Criminal e responsável pelas ações penais contra Silval ainda não decidiu se acata ou não o pedido da defesa.

 

Fablício Rodrigues

Silval pede para cancelar depoimento marcado para dia 13 de junho

“Fizemos uma avaliação do processo e achamos desnecessário novo interrogatório, já que tem outro marcado para julho. Achamos desnecessários neste momento”, disse o advogado que assumiu a defesa do peemedebista há menos de 2 meses depois que a antiga banca de advogados deixou o caso em abril.

 

Segundo ele, o cancelamento nada tem a ver com um acordo de delação premiada, possibilidade aventada nos bastidores depois que Silval emitiu uma nota em que garantiu que iria delatar seus crimes.

 

“Não estamos fazendo acordo de delação premiada. Não tem nenhuma tratativa com o Ministério Público. Foi apenas questão de avaliação estratégica”, reforçou.

 

Ainda segundo o advogado, Silval mantém o posicionamento de confessar crimes cometidos à época de governador, no que diz respeito às fraudes na concessão de incentivos fiscais por meio do Programa de Desenvolvimento Econômico, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic).

 

“Mantemos a mesma posição de confessar fatos pontuais e fazer isso em julho”, afirmou o advogado.

 

Silval está preso há um ano e oito meses, acusado de organização criminosa, concussão e lavagem de dinheiro nas operações Sodoma e Seven. Na Sodoma 1, em que houve o pedido de cancelamento do depoimento, Silval é acusado de receber propina de empresários para que não fosse cancelado o incentivo fiscal das empresas. O dinheiro era entregue ao ex-secretário Pedro Nadaf e repassado a Silval para pagar despesas de campanha.

 

O caso veio à tona depois da colaboração do empresário João Batista Rosa, que foi coagido a pagar R$ 2,5 milhões em propina. As investigações desta fase da Sodoma resultaram em novas denúncias e novas prisões.