ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeito e vereadores pedem continuidade da Unemat em Aripuanã

Data: Quinta-feira, 02/06/2011 00:00
Fonte: Luciana Cury/ Assessoria de Imprensa da Secitec

O prefeito Beto Torremocha (DEM) e cinco dos nove vereadores de Aripuanã estiveram reunidos ontem na manhã de quarta-feira (01), com o secretário de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, e com o reitor da Universidade de Mato Grosso, Adriano Silva.

O encontro entre os integrantes do Executivo e do Legislativo ocorreu no gabinete do secretário estadual. A comitiva de Aripuanã solicitou que Eliene Lima e Adriano Silva intercedessem para que a universidade pública estadual continue com as atividades no município. “Em agosto próximo as duas únicas turmas da Unemat formam em Administração e queremos que a Unemat continue em Aripuanã. A nossa sugestão é de que o Governo Estadual abra outros cursos para atender os moradores do município”, comenta Beto Torremocha.

De acordo com os vereadores Jonas Canarinho, Sargento Silva, Baiano de Conselvan, Tadeu do Indea e Evanildo Ferreira, poderão ser instalados em Aripuanã dois novos cursos da Unemat em 2012. “Sugerimos os cursos de Matemática, História e Geografia. O de Matemática é o mais aguardado, resta saber qual será o outro curso a ser escolhido”, explica Jonas Canarinho, presidente da Câmara Municipal.

Segundo o reitor da Universidade de Mato Grosso a definição sobre se haverá ou não novas turmas em Aripuanã será dada pelo governador Silval Barbosa (PMDB). “A abertura de novas turmas como o prefeito e os vereadores pedem envolve gastos que não estão previstos no orçamento atual. Preciso me reunir com o governador e só após disso poderei definir se haverá possibilidade de atender os legisladores”, declarou o reitor da Unemat.

“Todos os meses a prefeitura gasta R$ 19 mil para manter das duas turmas de Administração que daqui a dois meses se formam. Nossa intenção é que a Unemat não só continue no município como também arque com 50% desses gastos nossos com o ensino superior. Nossa receita é pequena e com essa economia poderemos atender outras reivindicações”, comenta Beto Torremocha.

Além da permanência da Unemat, o prefeito e os vereadores pediram ainda que a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec), comandada por Eliene Lima, realize cursos de capacitação em Aripuanã.

Participou também do encontro entre os integrantes do Executivo e do Legislativo o diretor da escola estadual ‘Dom Franco Dallavalle, do distrito de Conselvan, Luciano Demazzi.