ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

PVE inicia atividades em Aripuanã pelo terceiro ano consecutivo

Data: Quarta-feira, 24/05/2017 00:00
Fonte: TOP NEWS com Assessoria

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna

 

Para contribuir com a qualidade do ensino em Aripuanã, a Votorantim Metais, em conjunto com o Instituto Votorantim, deu início nesta terça-feira (23) ao programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), pelo terceiro ano consecutivo. O primeiro ciclo do PVE ocorre até amanhã (25). Em 2017, estão previstos três eixos de formação: Gestão Educacional para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC); Gestão Escolar para os diretores e coordenadores de escolas; e Mobilização Social, focada na articulação com a sociedade para favorecer a educação.

 

Para este ano, a temática escolhida a ser trabalhada em Aripuanã foi “O espaço escolar como ambiente de aprendizagem”. A abordagem foi definida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) para aumentar a capacidade das escolas de despertarem o interesse dos alunos e combater a evasão escolar. O objetivo principal do programa é contribuir para a aprendizagem e mobilizar a comunidade a entender a importância da sua participação na vida escolar. O trabalho de formação manterá o foco no desenvolvimento de competências administrativas dos gestores escolares e técnicos da Secretaria de Educação. Já os alunos vão participar do Desafio Criativos da Escola, que premiará o projeto mais criativo do município, além de onze destaques nacionais.

 

“Desejamos que ao longo dos ciclos todos os agentes envolvidos possam aproveitar ao máximo os ensinamentos, que irão contribuir à aprendizagem do ensino em sala de aula. A proposta do programa é oferecer a melhoria da educação pública do município”, disse o consultor de Responsabilidade Social do Projeto Aripuanã, Sérgio Oliveira.

 

Durante a capacitação, os profissionais da Educação, dentre eles diretores e coordenadores pedagógicos, receberão formação nas áreas de gestão educacional e escolar. Em paralelo, são realizadas atividades com a sociedade civil para mobilização. Os trabalhos são desenvolvidos com a parceria técnica da Comunidade Educativa (CEDAC), consultoria especializada em Pedagogia. Os gestores escolares terão, ainda, acesso a uma plataforma virtual de aprendizagem.

 

A expectativa do secretário municipal de Educação e Cultura, Ermes José dos Reis, é de que, ao longo do ano, as atividades tornem os espaços escolares mais atrativos para aprendizagem dos alunos. “A nossa intenção é melhorar o ambiente escolar a fim de deixa-lo mais agradável ao convívio de todos, bem como contribuir para qualificação das práticas de gestão educacional oferecidas pela Secretaria”, pontuou.

 

Criativos da Escola - Como no ano passado, os alunos também são convidados a participar do desafio Criativos da Escola, promovido pelo Instituto Alana. Esse concurso propõe que eles criem projetos para solucionar problemas do cotidiano, testem as alternativas e compartilhem a experiência. No final, será escolhido um destaque municipal, que recebe uma premiação em dinheiro, e um destaque nacional do PVE. São selecionados outros dez destaques gerais pelo Instituto Alana. Os onze premiados nacionalmente ganharão uma viagem ao Rio de Janeiro, no mês de dezembro.

 

Sobre o PVE - O programa vem sendo desenvolvido no Brasil desde 2008, em alinhamento às prioridades do Ministério da Educação (MEC) e possui impacto positivo comprovado sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de Educação. Além de Aripuanã, o PVE está presente em 53 municípios brasileiros, na edição de 2017, número que ultrapassa o triplo de cidades envolvidas no ano anterior.