NOTÍCIAS

3ª edição dos Jogos Indígenas estreita relação harmoniosa entre etnias de Aripuanã

16/05/2017
Fonte: TOP NEWS

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

 

 


A Prefeitura Municipal de Aripuanã, através da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio, Esporte e Lazer (SEMATIC), realizou a 3ª edição dos Jogos Indígenas. Na sexta-feira (12), teve a cerimônia de abertura, que contou com a participação de autoridades municipais, representantes do poder judiciário, representantes da saúde e educação aos indígenas e também do povo de Aripuanã. Após o cerimonial, houve uma belíssima apresentação cultural dos povos Arara e Cinta larga.

 

No sábado (13), logo após o café da manhã, começaram as competições que se estenderam ao longo do dia. O evento aconteceu no Balneário Oásis e no local houve apresentações culturais, artesanato indígena, e provas esportivas como Cabo de Guerra, Futebol feminino e masculino, Arco e Flecha e Arremesso de Lança. Na modalidade futebol masculino houve nove equipes em disputa, sendo que o time da Etnia Arara Volta Grande, consagrou-se campeão. No futebol feminino, a equipe do Taquaral da etnia Cinta Larga foi a campeã. 

 

Conforme o Secretário Municipal de Administração José Augusto, que também participou do evento, o apoio da administração pública é necessário para resgatar as tradições indígenas. “O indígena faz parte da cultura de Aripuanã e da história do nosso povo. Temos etnias importantes como Cinta Larga e Arara que precisam do nosso apoio para valorizar essa cultura e incentivá-los a mostrar para a população aripuanense e do Mato Grosso como são suas tradições, é nossa obrigação como Gestores”, destacou.

 

A imagem pode conter: 3 pessoas

 

Para Daeit Akat Kaban, líder da etnia Cinta Larga, diante das dificuldades que os povos indígenas enfrentam atualmente, com problemas para a demarcação das terras indígenas, com a invasão das áreas já demarcadas, não há muitos motivos para comemorar. “Para nós este dia é apenas simbólico, hoje estamos comemorando a memória do nosso povo, estamos aqui reunidos com os parentes da etnia Arara, queremos juntos mostrar a sociedade não indígena, a importância da nossa cultura e do rico conhecimento que acumulamos em séculos, como os primeiros moradores do Brasil”, enfatizou Kaban.

 

A imagem pode conter: 3 pessoas

 

Já a liderança, representada por Jovanês Arara, diz que a festividade veio fortalecer as tradições, costumes e rituais. “É um momento de compartilhar, demostrar as experiências com os mais novos, para que não seja abolida a essência do indígena”. Jovanês aproveitou para cobrar mais apoio da gestão. “Sabemos das dificuldades que atravessa o país e pela mudança que houve na gestão municipal, sendo esse o primeiro ano de mandato, mas queremos mais empenho da administração pública, voltada para as comunidades indígenas. Não podemos apenas criticar, queremos trabalhar junto para que possamos somar ainda mais no que se refere ao nosso povo”, concluiu.

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

 

O secretário da SEMATIC Cleverson Veronese, comentou em seu discurso de encerramento que nada mais justo do que homenagear o índio e realizar os Jogos Indígenas “Isso serve para estreitar ainda mais a relação harmoniosa que existe entre as etnias Arara e Cinta Larga. Corremos contra o tempo para a realização desse evento, cometemos algumas falhas na organização, que servirá de lição, mas não poderíamos deixar de fazer essa festividade importantíssima para o município”, disse.

 

Ainda conforme Veronese, alguns projetos estão sendo adiantados para o resgate da história de Aripuanã. “Estamos fazendo um levantamento histórico do município, para um acervo e também para a criação de Museu e sabemos o quanto é glorioso para Aripuanã, a história dessas duas etnias. Agradeço a todos pelo brilhantismo nas competições, mostrando ainda mais minha admiração e respeito. Agradeço a equipe da Secretaria Adjunta de Esporte (Sael), ao apoio da Secretaria de Educação, a FUNAI, aos profissionais da Saúde da SESAI e também os voluntários.

 

Confira outros resultados das competições:

Arremesso de Lança Masc:

1ª Wellington Arara

2º Paulo Cinta-larga

 

Arco- Fecha Masc:

1º Paulo Cinta Larga

2º Crec Cinta Larga

 

Arco e Fecha Fem:

1º Jessica Cinta Larga

2º Vaqldeana Arara

 

Cabo de Guerra Masc: Categorias Adulto, Jovens e Crianças todas vencidas pela Etnia Cinta Larga. Já a categoria feminino foi a etnia Arara a vencedora.

Comentários:




TERMOS E CONDIÇÕES DE USO
Nome:
Email:
Endereço:
Comentário:

Facebook