ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Região Noroeste cobra do Governo pavimentação asfáltica da BR-174

Data: Domingo, 07/05/2017 00:00
Fonte: TOP NEWS

A imagem pode conter: 11 pessoas, multidão

 

 

 

Na última sexta-feira (05/04), por volta das 19 horas, no Centro de Apoio ao Turismo em Aripuanã, aconteceu à reunião da Frente Parlamentar do Noroeste, entidade que agrega 69 vereadores dos municípios de Juína, Castanheira, Juruena, Brasnorte, Cotriguaçu, Colniza e Aripuanã. Participaram também da solenidade, deputado federal, deputado estadual, prefeitos da região, lideranças políticas e religiosas, e sociedade em geral.

 

A iniciativa da frente parlamentar teve como fundamento a necessidade de esforços conjuntos para a resolução dos problemas maiores nas áreas de educação, saúde e infraestrutura da região noroeste, entre eles a conclusão da pavimentação asfáltica da BR -174, estratégica para a sustentabilidade especialmente dos municípios mais distantes. O objetivo da reunião foi discutir com a comunidade essa pavimentação, mas não se concretizou. A ausência de representantes do Governo do Estado de Mato Grosso e do próprio governador Pedro Taques, frustrou o público presente ao encontro.

 

Há anos a população dos municípios que constituem o Vale do Juruena sofrem com as dificuldades de locomoção na BR-174, prejudicando a economia, transporte de pacientes para outras localidades, serviços públicos adequados, ou seja, muitas histórias de vida foram perdidas nesses trechos, alvos constantes de promessas políticas, e a repetição das mesmas frases têm causado indignação popular e ação dos prefeitos e vereadores da região, os quais reuniram novamente para “brigar” pelos direitos do povo.

 

Para o presidente da Frente Parlamentar do Noroeste Marcos Venicio Rodrigues da Silva, a reunião foi importantíssima “Precisamos fazer um TAC, quando todo mundo se junta, isso é muito positivo, porque trazemos para a mesa todas as entidades e principalmente a luta nossa é que o estudo de componente indígena é demorado, mas temos jurisprudência no Brasil de situações que a obra ocorre e juntamente vai tocando os estudos ambientais dos componentes indígenas, então esse TAC tem por objetivo acelerar o processo” disse.

 

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas em pé

 


A Gestão Municipal, assim como os demais vereadores, entendem que essa busca por recursos deve ser constante e em tempos de crise nacional devem ser intensificadas para que o município e a região sejam lembrados. “Estamos otimistas quanto ao início da pavimentação não só da BR-174, como também da MT-208, ambos irão mudar a realidade econômica de nossa região e dará por fim os transtornos e prejuízos causados quanto à logística do que produzimos e adquirimos, e as pessoas que dela fazem uso” destacou o prefeito Jonas Canarinho.

 

Conforme a deputada Janaina Riva, que espera contar com o apoio da bancada Estadual e Federal “Acreditamos no apoio no mínimo de 10 deputados da bancada estadual, e alguns da bancada federal, para cobrar o empenho do Governador Pedro Taques, quanto à celeridade deste processo crucial para o desenvolvimento da região noroeste”. Já o Deputado Federal Ságuas Moraes mostrou total apoio aos presentes e falou sobre as medidas que estão tomando para alavancar o início da pavimentação, que se encontra parada devido a questões ambientais.

 

Prefeitos e vereadores comentaram que agora é hora de retomada desses projetos, buscar junto às autoridades que estão no poder nesse momento para que consiga definitivamente dar uma resposta para a sociedade, porque esse povo está cansado de tanta promessa, de falsidade, mas nesse momento é hora de unir, a classe política do estado de Mato Grosso junto com a região para que realmente essa obra saia do papel e comece imediatamente.

 

A imagem pode conter: 7 pessoas

 

O encontro contou também com a presença de representantes dos índios que moram na região e vem mostrando total apoio a pavimentação da BR 174.