ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Produtores de MT conhecem a unidade Gado de Corte da Embrapa

Data: Sexta-feira, 07/04/2017 00:00
Fonte: ASCOM FAMATO

 

Produtores rurais de Mato Grosso e presidentes dos Sindicatos Rurais das regiões do Bioma Pantanal Mato-grossense estão em Missão Técnica realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). A equipe da Missão Bioma Pantanal, composta também por técnicos das entidades, visitou na quarta-feira (05/04) a unidade Gado de Corte da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Campo Grande-MS. O objetivo foi conhecer de perto os trabalhos e as pesquisas desenvolvidas para agricultura e pecuária, além de promover a troca de experiências entre produtores rurais e pesquisadores.

 

Na avaliação da gestora do Núcleo Técnico da Famato Lucélia Avi o encontro foi extremamente positivo. “Os produtores rurais tiveram a oportunidade de ver diferentes sistemas de produção e experimentos da Embrapa Gado de Corte, onde puderam aprimorar ainda mais os conhecimentos”, afirmou.

 

A Famato propôs à Embrapa uma parceria para que as pesquisas e estudos realizados pela unidade Gado de Corte sejam externadas aos produtores rurais mato-grossenses, por meio de cursos e oficinas, de maneira que favoreçam toda a cadeia produtiva do estado, atendendo à realidade de cada região. “Acreditamos que a Embrapa Gado de Corte pode somar conosco no desenvolvimento sustentável da agropecuária”, apontou o analista de pecuária da Famato Marcos de Carvalho.

 

O agrônomo e especialista em melhoramento de brachiaria Sanzio Barrios apresentou aos membros da missão o primeiro híbrido de brachiaria da Embrapa: a BRS RB331 Ipyporã. A cultivar é resultado do cruzamento de Brachiaria ruziziensis com Brachiaria brizantha e reúne as melhores características de cada uma delas.

 

Com nome de origem gurani que significa “belo começo”, Barrios explicou que, além de inovar por ser o primeiro híbrido lançado pela Embrapa, a forrageira destaca-se pela resistência a diferentes espécies de cigarrinhas, tanto às típicas das pastagens, como Notozulia entreriana e Deois flavopicta como em duas do gênero Mahanarva -M. fimbriolata, da cana-de-açucar e Mahanarva sp. “A cultivar apresenta resistência a cigarrinhas de uma brizantha e o alto valor nutritivo da ruziziensis”, destacou o agrônomo.

 

“Essa visita foi muito importante, pois nós mostramos como é feito o processo de desenvolvimento de cultivares, seja de brachiarias ou de pânico e uma visão geral das etapas envolvidas nesse processo. Depois comentamos sobre os novos lançamentos da Embrapa de cultivares de brachiaria e de pânico. Além do primeiro híbrido Ipyporã, apresentamos três cultivares de pânico máximo, sendo duas delas híbridos ”, destacou Barrios.

 

Os participantes também conheceram o novo sistema lançado pela Embrapa: o Custobov. No formato de planilha eletrônica, no Excel, a ferramenta permite calcular as margens que refletem o desempenho econômico da propriedade e fornece ao produtor uma série de análise que possibilita o controle financeiro da atividade. O Custobov é um aplicativo simples e pode ser baixado gratuitamente no site da Embrapa.

 

A zootecnista Mariana Pereira disse que o aplicativo vai auxiliar nas dificuldades que o produtor tem de registrar todo o movimento financeiro, como compras de insumos, pagamentos e etc. “Para um controle rígido e eficaz, é preciso uma ferramenta que agrega todas as informações e que auxilie o produtor nos custos de produção. E o Custobov vem com essa proposta”, ressaltou Mariana.

 

A Embrapa colocou à disposição dos produtores o programa Geneplus, que é um serviço especializado de melhoramento genético animal. O pesquisador Luiz Otávio Campos da Silva falou dos principais objetivos da tecnologia que auxilia o produtor de gado de corte. Segundo ele, cada criador pode ter um programa próprio de melhoramento genético. “A nossa proposta é apenas assessorar o produtor rural para que a qualidade do produto e a produtividade atendam às exigências do sistema de produção exigido pelo mercado. Apresentamos planos de acasalamento, avaliações genéticas dos reprodutores, matrizes e produtos”, apontou.

 

Os mato-grossenses participaram ainda de uma palestra sobre o programa As Boas Práticas Agropecuárias – Bovino de Corte (BPA), com o coordenador Ezequiel do Valle.

 

De acordo com o coordenador da BPA, tornar os sistemas de produção mais rentáveis e competitivos, assegurar a oferta de alimentos seguros e garantir uma produção sustentável são os principais objetivos do programa. “A ideia é orientar o produtor como atender melhor o mercado consumidor, pois esse mercado valoriza o que é alimento seguro, que não faça nenhum mal. Hoje em dia se fala muito em sustentabilidade social, ambiental e econômico e também o bem-estar dos animais que está diretamente envolvido com a qualidade do produto. Se o animal for mal manejado, a qualidade da carne fica prejudicada”, explicou Valle.

 

Os membros da missão Bioma Pantanal participaram das discussões sobre a mosca-dos-estábulos. A espécie é muito comum no Brasil e se alimenta de sangue de animais, principalmente equinos e bovinos, além de animais silvestres e, eventualmente, o ser humano.

 

Os produtores conheceram o local de prova de ganho de peso dos animais Nelores, assim como o curral antiestresse e vitrines tecnológicas.

 

Para o produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Mirassol do Oeste Francisco Ferreira da Silva a visita técnica possibilitou aos produtores a vivência na prática e a observação de como funcionam os sistemas, cada um em sua particularidade. “Agradeço ao Sistema Famato/Senar por nos proporcionar, através desta missão, conhecer de perto como a tecnologia chega ao produtor rural”, disse Silva.