ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Fórum municipal de cultura 2017 superou expectativas em Juína

Data: Segunda-feira, 03/04/2017 00:00
Fonte: Cleber Batista JNMT

 

 

Foto: JNMT
 

A abertura do I Fórum ocorreu na noite de sexta-feira (31) no auditório do Cefapro - Centro de Formação de Professores de Juína.

 

Dezenas de pessoas ligadas as mais diferentes áreas da cultura estiveram presentes, na programação da noite quando foi apresentado o regulamento interno do I Fórum.

 

Em seguida representantes do setor da cultura do município e do estado compuseram a mesa.

 

Foi feito uma apresentação da realidade da estrutura da cultura no município incluindo acervos e espaço físico degradado, desatualização dos arquivos de dados que eram ainda de 2009 e 2012.

 

Não havia nenhum projeto em andamento e nem recursos a não ser para efetuar pagamento dos servidores.

 

De acordo com informações apresentadas no evento, a gestão passada deixou como orçamento previsto para esse ano pouco mais de R$ 1000 (mil reais) e estimou desse valor R$ 200,00 de premiação para eventos durante o ano de 2017.

 

Porém o evento também foi marcado por belíssimas atrações, houve apresentações culturais diversas, com danças especiais, um grupo de indígenas da etnia Rikbaktsa representou os povos indígenas.

 

“Estou encantada com o que foi desenvolvido aqui, vocês estão de parabéns, a organização e a motivação da sociedade é digna de reconhecimento, Juína tem demonstrado uma forma dinâmica de fazer renascer a valorização da cultura na cidade”, resumiu Palloma Emanuelli Torquato, Secretária Executiva do Conselho Estadual de Políticas Culturais.

 

O evento que terminou na tarde de sábado (01) teve trabalho em grupos que se caracterizou com divisão dos integrantes por segmentos da cultura juinense, onde foram apresentados pelo menos 5 sugestões de ações a serem trabalhadas na cultura municipal.

 

Ainda foram eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Juína que contará com 24 membros efetivos e 24 suplentes sendo representantes do poder público e sociedade.

 

“Nós fizemos aqui o que é uma vontade do poder executivo municipal de Juína, o desejo é de envolver a sociedade para juntos proporcionarmos a maior variedade de valorização da cultura dos mais diferentes grupos étnicos sociais da nossa comunidade, estou muito feliz e acreditamos que a partir de agora renasce uma nova história da cultura da nossa gente”, resumiu Adriano de Souza, Supervisor de Cultura de Juína.