ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Luciane apresenta projeto de lei para criação de casas de apoio em Cuiabá.

Data: Sexta-feira, 27/05/2011 00:00
Fonte:

Da Assessoria/ Ana Lazarotto

Semanalmente centenas de pessoas vindas de municípios do interior de Mato Grosso chegam à capital  para atendimento de saúde de média e alta complexidade, e a maioria não tem condições de arcar com a hospedagem. Em atenção a estas famílias, a deputada Luciane Bezerra, PSB, propôs um projeto de lei que autoriza o Estado a criação de Casas de Apoio Públicas Estaduais em Cuiabá.

Segundo o projeto de lei as Casas de Apoio teriam a finalidade de atender os usuários do Sistema Único de Saúde, encaminhados pelas secretarias municipais, para diagnóstico e tratamento médico-hospitalar de alta complexidade. O paciente, quando necessário, seria encaminhado à casa mediante laudo clínico pelo médico de origem.

De acordo com o projeto as Casas de Apoio ofereceriam um serviço especial de hospedagem, de pernoites, alimentação adequada, profissionais para acompanhar os pacientes às Unidades de Saúde, transporte urbano e viabilização de medicamentos.

"Mesmo que a estrutura e o atendimento em saúde melhorem no interior, eu rogo ao Estado que isso seja feito, os médicos especialistas em sua maioria atendem na capital e certos tratamentos específicos são feitos na capital, no caso de Mato Grosso em Cuiabá", endossou.

INDICAÇÕES - Na última sessão a deputada apresentou várias indicações para ação em benefício da comunidade da etnia Cinta Larga e para outras comunidades rurais de Colniza. São elas, a recuperação e manutenção das estradas que dão acesso a aldeia etnia cinta larga em Aripuanã (970 quilômetros de Cuiabá); a Implantação do Programa Luz para Todos na aldeia da etnia Cinta Larga. Seduc foi pedido a construção de uma escola de ensino médio e uma camionete para a Escola Estadual Indígena Pasapkaré. E para reforçar e manter o acesso a educação na localidade a deputada indicou a necessidade de realização de cursos de capacitação para professores recém formados do Projeto Haiyô, da etnia Cinta Larga em Aripuanã.

Para Colniza a deputada por meio de indicação pediu à Sedraf uma maquina beneficiadora de Café para a comunidade de Nova Conquista no Projeto Skol Sul em Colniza e também um Tanque Refreador de Leite para a comunidade de Treze de Março.