ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

MT tem um caso suspeito de febre amarela, diz Ministério da Saúde

Estado tem um caso em investigação, segundo dados oficiais. MT é um dos estados com vacinação recomendada contra a doença.

Data: Sexta-feira, 31/03/2017 00:00
Fonte: G1 MT

Mato Grosso tem um caso notificado como suspeito de febre amarela, segundo dados divulgados nessa quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde. Outro caso também havia sido notificado, mas já foi descartado como sendo da doença. Os dois casos são de dois municípios no estado, mas o governo federal não informou quais são. Em todo o país, há 574 casos de febre amarela confirmados, a maioria deles em Minas Gerais.

 

Procurada, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso disse que não foi informada oficialmente sobre os dois casos notificados.

 

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação de rotina para febre amarela é ofertada em Mato Grosso e outros 18 estados que têm recomendação para imunização: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

A febre amarela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti na área urbana e pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus ou Sabethes nas zonas silvestres e de mata. Os principais sintomas da doença são dores de cabeça, febre, perda de apetite, náuseas, vômito e dores musculares,principalmente nas costas.

Febre amarela (Foto: G1)

Febre amarela (Foto: G1)