ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

'Acrimat em Ação’ passa por mais cinco cidades do Noroeste de MT

Data: Segunda-feira, 27/03/2017 00:00
Fonte: Da Assessoria

De segunda (27) a sexta-feira (31), a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) percorre mais cinco municípios da região Noroeste de Mato Grosso para realização do “Acrimat em Ação 2017”. O evento leva informações por meio de palestras, promove debates com os produtores de carne e colhe informações sobre a atividade em todas as regiões do Estado. Nos dois primeiros dias de evento, em Brasnorte e Juara, 408 pecuaristas participaram da palestra.

 

Na segunda-feira (27), o “Acrimat em Ação” será realizado em Aripuanã, município a 1050 km da capital e com rebanho de aproximadamente 500 mil cabeças. Na terça-feira (28) a equipe chega a Colniza, quarta-feira (29) em Cotriguaçu, quinta-feira (30) a palestra acontece em Castanheira e na sexta-feira (31), a fecha a rota em Juína. A expectativa é que mais de mil produtores participem das palestras nos sete municípios.

 

Este será o segundo percurso do projeto, que teve início pela região do Pantanal e Oeste do Estado com a visita a seis municípios e 866 participantes. Ao todo, o “Acrimat em Ação 2017” realiza cinco rotas e percorre 31 municípios de todas as regiões produtoras de carne e um alcance de 70% do rebanho bovino.

 

O produtor e presidente do Sindicato Rural de Brasnorte, Aldo Rezende Teles Júnior, ressalta a importância do evento da Acrimat para manter o pecuarista atualizado e viabilizar o melhoramento da produção. “O pecuarista é muito tradicional. Eu sou a quarta geração de pecuarista e aprendemos que o certo é de um jeito e não mudamos isso. Precisamos quebrar paradigmas para calcular os custos e controlar oferta para manter a produção valorizada. A palestra nos mostra exatamente quanto custa para assim melhorar a produtividade”.

 

Este ano o “Acrimat em Ação 2017” apresenta a palestra “Mercado pecuário: como transformar desafios em oportunidades”, que aborda como é possível melhorar a renda sem sair da atividade.  Durante a apresentação, a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada (Cepea), Mariane Crespolini, aponta as ferramentas e tecnologias disponíveis e como podem ser utilizadas de acordo com o perfil de cada propriedade e produtor.

 

O presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares, destaca que o “Acrimat em Ação” é um dos principais programas da pecuária de corte do país justamente porque vai até o produtor, levando informações e fazendo um panorama do setor para desenvolver políticas de fomento à atividade.

 

Parceria

O “Acrimat em Ação 2017” conta com a parceria de empresas e entidades que acreditam que o conhecimento é indispensável para o desenvolvimento econômico e social. Em 2017,  o evento tem quatro parceiros. São eles Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi, Concessionárias Trescinco e Ariel, Ouro Fino Saúde Animal e CRI Genética.

 

O superintende do Senar-MT, Otávio Celidonio, destaca a importância da qualificação para o desenvolvimento da pecuária de corte. “A pecuária evoluiu muito nos últimos anos, mas ainda pode avançar bastante na produtividade. Para isso, precisamos aprimorar os processos e capacitar as pessoas. É por isso que o SENAR tem que participar deste que é o principal encontro com os bovinocultures de MT”, declara Celidonio.

 

O gerente de Marketing da CRI, Daniel de Carvalho, explica que esta é uma excelente oportunidade para a empresa participar de um projeto tão importante. “Estamos muito alinhados com o objetivo do ‘Acrimat em Ação’, que é levar informação e conhecimento até criadores que, por muitas vezes não têm a disponibilidade e possibilidade de fazer essas buscas nos grandes eventos que ocorrem na capital. Acreditamos que percorrer as principais regiões produtoras da carne, que representam 70% do rebanho bovino do estado e presenciar quais são as suas principais demandas, contribuirá significantemente para a integração da cadeia”, destaca.

 

Rotas

Aripuanã, 27/03 – Balneário Oásis, 19h

Colniza, 28/03 – Salão Paroquial Sagrada Família, 19h

Cotriguaçu, 29/03 – Clube Arca, 19h

Castanheira, 30/03 – Centro de Eventos Santo Antônio, 19h

Juína, 31/03 – Pesque e Pague São Francisco, 19h