ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Capacitação prepara professores tutores para curso de cidadania e controle social

Data: Segunda-feira, 20/03/2017 00:00
Fonte: Da Assessoria TCE-MT
 
 
Começa na próxima sexta-feira (24.03) o curso de capacitação de 40 professores tutores do curso de extensão: Cidadania e Controle Social. A proposta da Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do Tribunal de Contas de Mato Grosso é capacitar os tutores para utilizarem a ferramenta moodle (AVA), para que posteriormente eles atuem na formação à distância de dois mil conselheiros de políticas públicas de todo o Estado e sociedade civil organizada, professores e estudantes.
 
 
O curso será das 14h até 18h e terá como facilitadores Claudia Oneida Rouiller e a secretária da SAI, Cassyra Vuolo. “O conteúdo é voltado para os aspectos relativos do sistema AVA, que deve ser acessado por todos os participantes pelo menos uma vez por dia . Alí podem ser encontrados textos didáticos, vídeos, atividades em geral”, orienta a coordenadora do curso, Anaína Auerswald. O curso terá duração de 100 horas/aula divididas em três módulos. Os certificados serão emitidos pela UFMT, que disponibilizou a plataforma digital e o material devidamente adequados e revisados pela coordenação do TCE de Mato Grosso.
 
 
A secretária da SAI, Cassyra Vuolo, explicou que o objetivo do curso é estimular o controle social fazendo com que o cidadão seja participativo na fiscalização dos recursos públicos dos municípios. Beneficiará não apenas os conselheiros, mas também cidadãos que desejam participar mais ativamente dos processos de definição, acompanhamento e fiscalização das políticas e da gestão pública.
 
 
Aula magna
 
No dia 30 de março, das 14h30 às 16h, o presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, ministra a aula magna inaugural do curso de extensão “Cidadania e Controle Social (EAD)”, no auditório da Escola Superior de Contas, com a participação de mais de 400 pessoas. As inscrições podem ser feitas pelo Portal do TCE: (www.tce.mt.gov.br) e só valem para os dois mil participantes da sociedade civil ou de conselho de políticas públicas que já participam do curso através do sistema AVA.