ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Papa Francisco estaria aberto à ordenação de homens casados

Pontífice afirmou que é necessário 'refletir' sobre a possibilidade de ordenar homens maduros envolvidos na Igreja e casados.

Data: Sexta-feira, 10/03/2017 00:00
Fonte: Por G1
 
 
 
Papa Francisco chega à Praça de São Pedro para a audiência geral semanal no Vaticano em 1º de março (Foto: Andrew Medichini/AP Photo)

Papa Francisco chega à Praça de São Pedro para a audiência geral semanal no Vaticano em 1º de março (Foto: Andrew Medichini/AP Photo)

O Papa Francisco considerou em uma entrevista ao jornal alemão "Die Zeit", publicada na quinta-feira (9), que é necessário "refletir" sobre a possibilidade de ordenar os chamados "viri probati", homens maduros envolvidos na Igreja e casados, de acordo com a France Presse.

 

"Nós também devemos determinar quais seriam suas funções, por exemplo em áreas remotas", detalhou o papa ao jornal de Hamburgo, dando forma ao projeto que ele menciona há vários anos.

 

Muitos na Igreja acreditam que, dada a falta de padres em muitos países, seria necessário criar um novo setor: ao lados dos padres que fizeram os votos de celibato na sua ordenação, recomendam ordenar os "viri probati", homens casados, aposentados e com tempo e que construíram um longo compromisso na Igreja.

 

Estes católicos que quiserem se colocar ao serviço da Igreja têm a oportunidade de se tornar diáconos, mas não sacerdotes. O diaconato é o grau de consagração anterior ao do sacerdócio e nele podem administrar alguns sacramentos, como batismo e casamento, que atualmente só os homens podem receber.

 

Em várias ocasiões, o papa argentino já havia afirmado que a proibição da ordenação de homens casados não era um ponto imutável da doutrina.

 

Bento XVI já havia afirmado que este não era um dogma, como é, por exemplo, a fé na ressurreição de Cristo.

 

No entanto, o pontífice sustentou que permitir aos seminaristas escolher o celibato "não era a solução".

 

Falta de padres

 

Em um trecho da entrevista reproduzida pela Rádio Vaticano, em português, o pontífice afirmou que existe uma falta de padres principalmente na Suíça. "É um grande problema. Na Suíça é pior, não? Muitas paróquias estão nas mãos de mulheres dedicadas que nos domingos conduzem as orações. É um problema a falta de vocações. É um problema que a Igreja deve resolver, procurar como resolver isso”, declarou.

 

Para o Papa Francisco, a baixa natalidade contribui para o baixo número de padres. Para reverter a situação, seria preciso intensificar a oração pelas vocações, mas ressalta que é preciso fazer uma boa seleção. “Hoje, temos muitos jovens que depois arruínam a Igreja, porque não são sacerdotes por vocação. O problema das vocações é um problema grave”, destacou.

 

Papa Francisco deixando Ariccia, na Itália, nesta sexta-feira (10), em último dia de retiro espiritual  (Foto: Osservatore Romano / AFP   )

Papa Francisco deixando Ariccia, na Itália, nesta sexta-feira (10), em último dia de retiro espiritual (Foto: Osservatore Romano / AFP )