ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Vereador e secretário condenado a 15 anos se beneficia de protelações da Justiça

Data: Quinta-feira, 26/05/2011 00:00
Fonte:

Izabela Andrade
24 Horas News

Esportes da Prefeitura de  Várzea Grande, foi condenado a 15 anos em regime fechado por homicídio duplamente qualificado. Ele é apontado como um dos envolvidos no assassinato do segurança particular Ildeu Ferreira dos Santos, em 2000, no que ficou conhecido na época como “Guerra das Factorings” – tão rumoroso quanto a morte do juiz Leopoldino Marques do Amaral por envolver também pessoas da alta sociedade de Cuiabá. Gozando dos benefícios das protelações judiciais, Baiano segue na carreira na política.

Ex-policial militar e vereador pelo Democratas (DEM) obteve o direito de permanecer em liberdade , graças ao recurso impetrado em segunda instância pelo seu advogado Pedro Verão. Conforme consta no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJ/MT), o processo Nº78/2006 foi remetido à instância superior em setembro de 2010 e ainda aguarda julgamento. O vereador, nessa situação, não aspira a inocência no caso, mas redução de pena e outros arranjos jurídicos que o livrem do cumprimento da pena pelo crime que cometeu.

Apesar de ocupar posição de destaque na administração de Várzea Grande, ora como vereador e ora como secretário,  Baiano Pereira, sofre questionamentos. Uma denuncia encaminhada ao Portal 24 Horas News faz questão de lembrar do caso. O leitor relata que o vereador anda fortemente armado e acompanhado de pessoas que causam desconforto. Político, é acusado de propagar o “terror” nos bairros Jardim Imperial, Mapim e Jardim Alá, Várzea Grande e adjacências.

Com fama de justiceiro, o então policial militar, Denivaldo Pereira, ganhou notoriedade após envolver-se, no caso ficou conhecido como a “Guerra das Factorings”. Ildeu era funcionário da Piran Factoring e segurança particular de Valdir Piran. A morte do segurança particular ocorreu em 2000, mas a condenação só veio dez anos depois. No júri outro acusado de co-participação no crime, o empresário Luiz Carlos de Jorge, foi absolvido pelo conselho de sentença por falta de provas.

O crime ocorreu por conta de uma cobrança de uma suposta dívida que Piran teria com o então policial militar Valdir Pereira, irmão de Denivaldo, também militar. Segundo o Ministério Público, Pereira sabia do débito de Piran com De Jorge e queria se aproveitar desta situação para conseguir dinheiro para sua campanha de vereador por Várzea Grande. Ele conseguiria, à força, que Piran pagasse a dívida como se cobrasse em nome de De Jorge, mas tiraria daí uma percentagem para si.

Piran denunciou o caso à Corregedoria da Polícia Militar. Por conta disso, os irmãos Pereira resolveram dar um “aviso” a Piran, o que acabou sobrando para seu segurança particular: Ildeu foi morto a tiros de fuzil quando estava em frente a sua garagem, no bairro Santa Isabel, em Cuiabá. Valdir Pereira logo figurou como um dos suspeitos de mandar matar o segurança.

Denivaldo Pereira é policial militar aposentado. Ele é natural de Cascavel (PR) e estava cumprindo o segundo mandato como vereador em Várzea Grande. Denivaldo havia sido eleito com 3.,816 votos (2,99%). Ele ocupou a vaga deixada pelo seu irmão, o cabo Valdir Pereira, executado dois anos depois da morte de Ildeu.


O próprio Baiano  não se faz de rogado com sua fama. Ao tomar posse em janeiro como secretário de Murilo Domingos, na Secretaria de Esporte e Lazer, o vereador foi taxativo: “Bandido bom é bandido morto” – disse, num velho bordão atribuído a sociedade em que a Polícia faz questão de ostentar para justificar algumas de suas atividades soberbas.

Leia o protesto indignado do morador de Várzea Grande
GOSTARIA DE SABER PORQUE O VEREADOR E SECRETÁRIO DE ESPORTES EM VÁRZEA GRANDE DENIVALDO PEREIRA, vulgo "BAIANO PEREIRA" NÃO ESTA PRESO?
Sendo que o vereador foi condenado a 15 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado pelo assassinato de Ildeu Ferreira que foi morto a tiros de fuzil em frente a casa onde morava no bairro Santa Isabel.
Senhores Deputados será preciso eu aparecer e mostrar a minha cara pro Brasil todo e arriscar a minha vida para denunciar esse vereador que nos Bairros Jardim imperial,Mapin, jardim alá ele é visto sempre armado com sua gangue e fazendo ameaças sendo o Justiceiro local? E tbém todos sabem que o senhor BAIANO PEREIRA é envolvido com roubos de motos e veículos naqueles bairros? Será que os senhores podem por favor começarem a agir.. E repito ou vou ter que ir na rede globo, na record eem todos os canais de comunicação e denunciar esse vereador e arriscar a minha vida e ser morto pela trupe dele.. esse email estou mandando para os orgaos competentes e estou mandando para toda impresa. Quero deixa bem claro a todo mundo que estou lhes enviando esse email, não quero ainda ser identificado pois corro risco. Se os nobres deputados não fizerem nada eu irei aos jornais. Sou de uma família tradicional de Varzea Grande e sou alvo fácil.. por favor coloquem esse cidadão na cadeia ou façam alguma coisa. Será que vou ter que fazer uma briga sozinho? cadê o meu estado? cadê os meus deputados que permitem essa arbitrariedade? Não existe situação e oposição nesses casos é todo mundo junto por UM MATO GROSSO MELHOR é nisso que acredito. Investiguem o episódio dos policiais cívis mortos JOAO CAVEIRA E EDSON LEITE que barbarizavam VG e todos sabiam disso mas tinha medo de falar.ESTOU ENVIANDO ESSE EMAIL PARA AS REDES SOCIAIS E OS ORGAOS DE IMPRENSA DE TODO BRASIL. ESTOU PEDINDO SOCORRO AOS MEUS DEPUTADOS DO ESTADO DE MATO GROSO