ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Investigações apontam que paciente morreu de influenza tipo B e não H1N1 em Juína

Secretária de Saúde concedeu entrevista confirmando a causa morte da paciente.

Data: Domingo, 05/03/2017 00:00
Fonte: Juína News

 

 

Foto: Record TV
 

A juinense, que trabalhava em uma cooperativa de crédito, começou a passar mal em Dezembro de 2016 e estava nos meses finais de gestação, o que a fez ir às pressas para Cuiabá, mais não resistiu e veio a óbito no último dia 21 de Janeiro, a princípio as suspeitas seriam que uma bactéria no pulmão fosse à causa da morte.

 

Mas, após exames detalhados, a secretaria de saúde confirmou que a gestante de 32 anos, havia falecido na capital do estado por H1N1, tipo A do vírus da influenza.

 

Porém, na manhã desta sexta-feira (03), a secretária de saúde, Leda Vilaça, em entrevista a Record TV, esclareceu que na verdade, a paciente faleceu com o tipo B da doença.

 

Ela explica que não houve um mal entendido e sim que o andamento da investigação é o que mudou para o tipo B da influenza e não o tipo A, que é o H1N1.

 

“Na verdade eu não considero um mal entendido, por que o andamento das investigações foi que definiu o quadro definitivo de ocorrência desse problema aqui em Juína. Então para nós isso é um processo de investigação que culmina com o descarte da H1N1, confirmando por influenza Tipo B.”.

 

Leda ressaltou que com essa mudança nos tipos de gripes, nada se altera o fato de haver o cuidado necessário para evitar o problema.

 

“Isso para nós não é diferente nos cuidados. O que estamos apenas fazendo é mudando o nome do problema, mas o que é importante é população ficar ciente de quais os cuidados que devem tomar e os cuidados com aqueles que nós reafirmamos, cuidado com a limpeza das mãos constantemente, passar (mãos) o álcool 70%, tomar a vacina na época correta, as pessoas do grupo prioritário, que são as crianças, gestantes, idosos e pessoas encarceradas.”

 

Portanto, ao sinal de gripe com problema respiratório mais grave, procure a unidade básica de saúde do seu bairro para o tratamento adequado.

 

A secretária aproveitou para lembrar ainda da campanha de vacinação contra a gripe, que acontece em abril e se estende até o mês de maio, com atendimento as pessoas do grupo prioritário.