ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Lava Jato precisará condenar Palocci para condenar Lula

Data: Sexta-feira, 03/02/2017 00:00
Fonte: Jornal GGN

 

O dpoimento do ex-senadro Delcídio do Amaral ao juiz federal Sérgio Moro sobre o ex-ministro Antônio Palocci, o empresário Marcelo Odebrecht e outras 13 pessoas, que acontece nesta sexta-feira (3), é peça importante para testar alcance da viabilidade de teoria que desemboca na condenação de Lula; a exemplo do que ocorreu nas acusações da equipe da Lava Jato contra Lula, a denúncia de Palocci é envolta em fragilidades, poucos materiais corroborativos e delações premiadas; de forma direta, a condenação de Lula depende da condenação de Palocci.

 

Delcídio do Amaral depõe na tarde desta sexta (03), em Curitiba, ao juiz federal Sérgio Moro sobre o ex-ministro Antônio Palocci, o empresário Marcelo Odebrecht e outras 13 pessoas. O processo é peça importante para os investigadores e o magistrado do Paraná testarem o alcance da viabilidade de teoria que desemboca na condenação de Lula.

 

Denunciados por corrupção e lavagem de dinheiro, Delcídio irá narrar a suposta atuação do ex-ministro no esquema de corrupção da Operação Lava Jato. Em outubro do ano passado, Delcídio apontou Palocci como o centro e uma das principais figuras do esquema, com o objetivo final de levar à condenação principal: a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

A exemplo do que ocorreu nas acusações da equipe da Lava Jato contra Lula, a denúncia de Palocci é envolta em fragilidades, poucos materiais corroborativos e delações premiadas. Nesta última ferramente, Delcídio tem sido o maior aliado da força-tarefa.

 

De forma direta, a condenação de Lula depende da condenação de Palocci. Com o alto risco para o magistrado do Paraná aceitar acusações pouco sustentadas contra o ex-presidente, o ex-ministro é peça-chave: além de ser apontado como o intermediador do esquema que leva ao grand finale sob Lula, é o teste para o grupo de procuradores, sob coordenação de Deltan Dallagnol, de acompanhar até que ponto a denúncia contra Lula seria validada.

 

Em um dos pontos das acusações, Palocci atuava de forma ilícita para beneficiar a empreiteira Odebrecht na contratação de estaleiros e construção de plataformas e navios-sonda pela Petrobras, incluindo negócios dos campos do pré-sal, com acertos que envolveram mais de US$ 21 bilhões, sem contudo dados de quanto seriam de desvios, corrupções e de uso efetivo do montante.

 

Em outra sustentação, os investigadores já traçaram toda a rede de irregularidades contra a Sete Brasil, sociedade da Petrobras com os bancos BTG Pactual, Bradesco e Santander, além dos fundos de pensão Petros, Previ e Vale do Rio Doce. Como a Sete foi responsável pelos contratos de estaleiros de 28 plataformas e sondas para a estatal e Antônio Palocci participou da criação da Sete Brasil, seria automaticamente responsabilizado, na visão da Lava Jato.

 

A tese é de que a empresa foi criada com o objetivo exclusivo ou prioritário para o milionário esquema de corrupção e, pela teoria do domínio do fato, Palocci é um dos criadores do esquema. É trecho da denúncia: "o modelo de cobrança de propina, que já existia na Petrobrás, foi levado também à Sete Brasil. (...) Palocci participou de toda estruturação econômica da Sete Brasil".

 

"Segundo demonstraram os diversos e-mails apreendidos com Marcelo Odebrecht e com outros executivos do grupo, a interlocução ilícita estabelecida com Antonio Palocci se deu, seguramente, desde o período em que Antonio Palocci exercia o cargo de Ministro da Fazenda do Governo Lula", dizem os procuradores na conclusão da "ponte" de corrupção que Palocci supostamente exercia com o ex-presidente Lula.

 

Delcídio enreda a narrativa: "Antônio Palocci era como se fosse o software do Partido dos Trabalhadores (PT), enquanto João Vaccari Neto e José Di Filipi eram hardware, ou seja, executores daquilo que Palocci pensava e estruturava", afirmou em delação.