ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Inscrições para o ProUni começam na próxima terça-feira (31)

Seleção fica aberta até o dia 3 de fevereiro e resultado da primeira chamada será divulgado dia 6

Data: Sexta-feira, 27/01/2017 00:00
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação (MEC)
Divulgação/EBC

Somente poderão se inscrever candidatos que tenham participado do Enem 2016

 

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas na próxima terça-feira (31). Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão oferecidas 214.110 bolsas no primeiro semestre deste ano.

 

Os interessados devem participar da seleção pelo site do programa até 23h59 (horário de Brasília) de 3 de fevereiro. O resultado da primeira chamada será divulgado em 6 de fevereiro; e o da segunda, em 20 de fevereiro. As informações estão disponíveis no edital publicado nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial da União (DOU).

 

O ProUni garante bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de graduação e de cursos sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.

 

Para participar do processo seletivo, o candidato deve obedecer aos requisitos do programa no que diz respeito a renda familiar. No caso de bolsas integrais, o inscrito deve comprovar que a renda familiar bruta mensal per capita não excede o valor de um salário-mínimo e meio. Já nas bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal per capita não deve ser maior que três salários-mínimos.

 

Poderão se inscrever, apenas, candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e que tenha cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista em instituição privada; seja pessoa com deficiência ou professor da rede pública. De 2005 ao segundo semestre de 2016, mais de 1,9 milhão de estudantes foram beneficiados pelo programa, sendo 70% com bolsas integrais.