ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Preocupação com febre amarela faz busca por vacina em postos aumentar

Segundo a SES-MT, 50 a 70 mil doses da vacina são repassadas por mês. Em 2016, foram aplicadas 528.100 mil doses da vacina em todo o estado.

Data: Domingo, 22/01/2017 00:00
Fonte: Do G1 MT
 
 

A preocupação dos moradores com os casos confirmados de mortes por febre amarela em Minas Gerais, tem feito a busca pela vacina contra a doença aumentar em postos de saúde de Cuiabá. Para atender a demanda e otimizar as doses, a vacinação contra a doença tem sido feita através de agendamento. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), o estado recebe, em média de 50 a 70 mil doses da vacina por mês.



Cada unidade de saúde tem um dia específico para a vacinação. “O vidro da vacina é multidose. Cada frasco contém 10 doses. Então, melhor para aproveitar por causa da validade, que é pequena, foi decidido pelo agendamento”, explicou a enfermeira Driele Venâncio.

 

 

Segundo a SES-MT, as doses encaminhadas ao estado são suficientes para atender a demanda. Cada prefeitura é responsável pelo o pedido e transporte das doses após a chegada dos lotes em Cuiabá.



Em 2016, de acordo com a pasta, foram aplicadas 528.100 mil doses da vacina em Mato Grosso. Os novos lotes para o estado devem chegar em fevereiro.



Febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é transmitida por mosquitos e comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus.



A febre amarela é considerada endêmica nas regiões rurais e de mata do Brasil, onde é transmitida por mosquitos de espécies diferentes, como o Haemagogus e o Sabethes, para macacos e, ocasionalmente, para humanos não vacinados. Mas não há registro de casos em áreas urbanas - onde o vetor é o mosquito Aedes aegypti - desde 1942.