ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

RN tem ataques em 10 cidades e promessa de muro em penitenciária

Data: Domingo, 22/01/2017 00:00
Fonte: DO R7

R7

 

Desde sábado (15), o Rio Grande do Norte registrou a morte de ao menos 27 presos, teve 36 incêndios — sendo 28 ônibus queimados, seis carros de passeio, um caminhão e um ataque a delegacia da mulher de Caicó — além de quatro ataques a tiros a prédios públicos do Estado.

 

De acordo com a Sesed (Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social), foram registradas ocorrências em dez cidades e houve 39 apreensões de armas, drogas e combustível que geraram 17 detenções.

 

Após a rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, ocorrida no sábado, o Estado passa por dias tensos e clima de insegurança.

 

Em Alcaçuz, os presos tomaram o presídio e se enfrentaram algumas vezes durante a semana, o que pode ter elevado o número de detentos mortos no local.

 

Oficialmente, o governo confirma 26 mortes — além de uma registrada após motim na Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, no interior do Rio Grande do Norte, na noite desta quarta-feira (18) — mas agentes penitenciários chegaram a confirmar mais mortes em Alcaçuz durante essa semana.

 

Para lidar com o motim, o governo do RN prometeu fazer um muro dentro da penitenciária para separar as facções. A Sesed informou que a operação deve começar na manhã deste sábado (21) com uma vistoria policial no presídio para apreensão de armas e a retirada de possíveis corpos.

 

Na sequência, serão instalados contêineres para servir de barreira física provisória entre os presos e para ajudar na construção do muro de concreto. Não há previsão de quando o trabalho será concluído.

 

Alcaçuz contava com cerca de 1.100 presos antes do massacre — o local tem capacidade para aproximadamente 600 — e desde sábado passado os detentos circulam livremente pelo pátio da unidade, levando facas, barras de ferro e paus.

 

O local segue sem energia elétrica e alguns presos feridos durante os confrontos da semana foram retirados por cima do muro já que ambulâncias não estão conseguindo entrar no presídio.

 

O último confronto entre os presos ocorreu na quinta-feira (19) e a briga teria ocorrido como resposta a transferência de presos do SDC (Sindicado do Crime) do RN. Na quarta, 220 detentetos deixaram a penitenciária de Alcaçuz.

 

O presidente Michel Temer autorizou nesta quinta-feira a atuação das Forças Armadas para ajudar na segurança das ruas de Natal. Na manhã de sexta-feira (20), parte das tropas começaram a chegar na cidade.

 

O pedido do envio das Forças Armadas foi feito pelo governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), em caráter imediato.

 

Segundo ele, até domingo (22), quase 2.000 agentes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica irão reforçar o patrulhamento nas ruas.