ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

AMM realiza encontro de prefeitos na terça-feira

Data: Sábado, 21/05/2011 00:00
Fonte:
Fonte: Só Notícias com assessoria

Com uma ampla programação de palestras sobre temas relacionados à gestão pública, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) vai realizar nos dias 24 e 25 de maio, no Cenarium Rural, em Cuiabá, o XXVIII Encontro de Prefeitos. Às 18h está programada apresentação cultural, seguida da abertura oficial. No dia 25, a partir das 8h30, terá início o ciclo de palestras, que vai se prolongar durante o dia inteiro.

O evento será realizado pela AMM, em parceria com a Assembleia Legislativa e governo do Estado. O tema do encontro será "Unindo forças para recuperar cidades". Já estão confirmadas as presenças do governador Silval Barbosa (PMDB) e do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), na abertura do evento. O encontro também vai contar com a exposição de produtos e serviços de empresas e instituições parceiras.

No dia 24, após a abertura oficial, o superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro, e o prefeito de Cariacica (ES) e presidente da Rede de Prefeitos Empreendedores, Helder Salomão, lançarão o Prêmio Prefeito Empreendedor. O Diagnóstico Regional de Saúde, do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso (CISOMT), também será lançado na noite de terça-feira, pelo prefeito de Glória D"Oeste e Presidente do CISOMT, Nilton Borges Borgato. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Rui Carlos Prado, também participará da noite de abertura do XXVIII Encontro de Prefeitos Mato-grossenses.

A programação do encontro de prefeitos da quarta-feira, dia 25, terá um ciclo de palestras com os seguintes assuntos: Sistema Municipalista da Alemanha, com a Diretora de Assuntos Internacionais da Associação Alemã dos Municípios, Sabine Dress; Consórcios e seus reflexos no Brasil, ministrada pelo ex-prefeito de Franca e Assessor de Assuntos Federativos da Presidência da República, Gilmar Dominici; Case Empreendedor de Cariacica, apresentado pelo prefeito de Cariacica (ES) presidente da Rede de Prefeitos Empreendedores, Helder Salomão; A Caixa em MT será tema do Superintendente Regional, Ivo Carlos Zecchin; Sicredi, benefícios e vantagens para o seu município, ministrada por Marcos Ussit, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central MT,PA e RO; e encerrando as palestras da parte da manhã, o Auditor Fiscal e Chefe de Serviço e Análise Tributária da Receita Federal de Mato Grosso, Paulo Sérgio Miranda Gabriel Filho, falará sobre a Gestão Municipalizada do ITR - com foco na liberação dos dados do SERPRO.

Na parte da tarde o ciclo de palestras continuará a partir das 14h30. O secretário de Estado de Cidades, Ernandy Maurício Baracat de Arruda, irá ministrar palestra sobre a Estrutura e Fontes de Recurso da SECID para os Municípios Mato-grossenses; Marcelo Dourado, Secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, falará sobre Região de Fronteira Seca; o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Eliene José de Lima, fará uma exposição sobre a Ciência e Tecnologia nas Cidades de Mato Grosso; Os Investimentos do Banco do Brasil em Mato Grosso serão apresentados pelo superintendente Estadual do Banco do Brasil, Eloi Medeiros Júnior; Arnaldo Gomes Flores, chefe do CGU-MT, apresentará a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social; o Secretário de Políticas da Previdência Social, Leonardo José Rolim Guimarães, ministrará palestra sobre os Regimes Próprios - avanços e desafios. Finalizando as palestras a superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento da Eletrobrás, Neusa Maria Lobato Rodrigues, irá falar sobre a Eficiência Energética nos Municípios de Mato Grosso.

O encontro de prefeitos é um dos mais tradicionais eventos realizados pela AMM, anualmente, para repassar aos gestores informações sobre vários temas, como os recursos disponíveis nas esferas governamentais e os trâmites legais necessários para captação dos recursos.