ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Febre amarela está sob controle em MT

Data: Sexta-feira, 20/01/2017 00:00
Fonte: Yeda Magossi, repórter do GD

 

Os casos suspeitos e confirmados de febre amarela em Minas Gerais geraram preocupação para todos os estados brasileiros. Em Mato Grosso a doença está sob controle há vários anos, conforme garante a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Estadual, Flávia Guimarães.

 


Secretaria de Saúde vai fazer campanha orientativa para alertar a população sobre risco de contrair a febre amarela

De acordo com o levantamento da Secretaria de Saúde do Estado (SES), no ano passado foram registrados 4 casos notificados e em 2015 foram 2, sendo que todos foram considerados descartados. Neste início de ano não foi registrada nenhuma ocorrência.

 

Apesar de Mato Grosso ser considerado área endêmica, a coordenadora explica que como nos últimos 2 anos não houve nenhum caso confirmado e a cobertura é de 87%  no estado, a SES está fazendo uma campanha de orientação devido os registros de Minas Gerais. "Vamos orientar a população sobre os riscos de contrair a doença e como se prevenir".

 

A coordenadora informou que não haverá reforço de vacina nas cidades e que as pessoas já imunizadas não precisam se preocupar porque a dose não tem mais prazo de validade.

 

Flávia faz um alerta para as pessoas que moram em áreas de florestas, que são locais considerados de mais incidência de casos. “É importante às pessoas estarem protegidas quando forem frequentar essas áreas, usar repelentes, roupas cumpridas e estar vacinado”.

 

Os principais sintomas são febre alta, calafrio, dores no corpo, náuseas e nos casos mais graves deficiência hepática e renal. O tratamento é apenas sintomático.

 

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é transmitida por mosquitos e comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus.

 

Já sobre a malária, que no inicio deste ano, Tocantins registrou um surto no município de Araguatins, norte do estado. A realidade de Mato Grosso também é considerada controlada assim com a febre amarela, pelos representantes da SES. Em 2016 foram registrados 484 casos e no ano anterior foram 945.

 

Flávia explica que apesar dos números parecerem altos para a sociedade, os casos no estado já foram bem maiores, onde se registrou 15 mil em apenas um ano. Mato Grosso concentra de 1 a 2% dos casos que acontecem em todo o Brasil.

 

Segundo a coordenadora, a queda brusca foi devido ao plano internacional de eliminação da doença na América Latina.

 

Minas Gerais

Nove dias depois da divulgação dos primeiros casos e mortes por suspeita de febre amarela em Minas, o Ministério da Saúde informou que os primeiros exames encomendados pela pasta confirmaram oito óbitos provocados pela doença.

 

Mais testes estão em andamento, uma vez que balanço da Secretaria de Estado de Saúde divulgado quarta-feira (18) indicou que os casos notificados chegaram a 206 – são 53 mortes investigadas, das 22 com um teste preliminar apontado a febre como causa. O resultado dos primeiros exames, porém, já levou o ministério a anunciar reforço da cobertura vacinal no país.

 

Das oito mortes confirmadas, quatro foram por febre amarela silvestre (em circulação em região de mata). Outras quatro estão em análise de finalização do diagnóstico, segundo o Ministério da Saúde, para descartar outras possibilidades, como a febre amarela vacinal, que é uma rara reação desta vacina.

 

Os estados do Espírito Santo (nos municípios do oeste) e Rio de Janeiro (nos municípios do noroeste) serão incluídos no cinturão de controle e vão receber doses extras por terem áreas limítrofes com Minas. Os dois estados não faziam parte da lista de 19 considerados de risco para a doença. A Bahia, que também faz divisa com Minas e que tinha apenas o oeste do estado considerado endêmico para febre amarela, também passa a ter a vacinação reforçada.