ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Lula em 2018: PT deve decidir sobre candidatura nesta semana

Data: Terça-feira, 17/01/2017 00:00
Fonte: Brasil 247

 

O PT faz nesta semana duas reuniões estratégicas com a participação do ex-presidente Lula; no foco dos encontros está o debate sobre a candidatura de Lula às eleições presidenciais de 2018 e também a possibilidade de o petista substituir Rui Falcão na direção do partido; as decisões são preparatórias e seriam chanceladas durante o 6º Congresso da legenda marcado para abril.

 

O PT faz nesta semana duas reuniões estratégicas com a participação do ex-presidente Lula.  No foco dos encontros está o debate sobre a candidatura de Lula às eleições presidenciais de 2018 e também a possibilidade de o petista substituir Rui Falcão na direção do partido. As decisões são preparatórias e seriam chanceladas durante o 6º Congresso da legenda marcado para abril.

 

As informações são de reportagem de Carmen Munari no Valor.

 

"Após anos optando por eleições diretas, em que os filiados escolhem suas dirigentes, o PT deve alterar a regra para uma eleição indireta em que delegados indicarão a direção. Falcão, que ocupa a presidência há seis anos, renunciaria ao cargo para Lula assumir em mandato de dois anos. O cargo é estratégico uma vez que teria a responsabilidade encaminhar as eleições gerais de 2018.

 

Os temas serão debatidos pela Executiva na quinta-feira, antecedendo o encontro do Diretório Nacional, composto por 84 integrantes, na sexta-feira, no hotel Jaraguá, em São Paulo. O congresso tem encontro marcado para 7 a 9 de abril com a participação de 600 delegados.

 

Rui Falcão publicou ontem no site do PT um artigo em que defende a participação da militância petista para a nova candidatura de Lula à Presidência, citando que não há "plano B". "Até o momento, tenho reafirmado à mídia que o Lula ainda não foi lançado oficialmente pelo PT, mas que não cogitamos de 'plano B'. Também sentimos que sua candidatura é uma aspiração nacional", diz Falcão. "Porém, acho que chegou a hora de a militância começar a opinar publicamente. Quem sabe, assim, possamos, durante o 6º Congresso, torná-lo nosso candidato", afirma o dirigente."