ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Satélite: Parque de Exposições é cedido para ato do MST com Lula

Data: Quarta-feira, 11/01/2017 00:00
Fonte: Rede Bahia/ Jairo Costa Junior

O cidadão pode até não saber, mas está ajudando a custear parte do ato organizado em Salvador pelo MST, hoje, quando será lançada extraoficialmente a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao comando da República em 2018. Alugado para eventos, o Parque de Exposições foi cedido sem qualquer ônus aos líderes sem-terra pela Secretaria Estadual de Agricultura, que detém a gestão sobre espaço de propriedade do poder público. Embora neguem conotação eleitoral a favor de Lula no encontro, dirigentes do MST preparam um conjunto de ações para inflar o nome do petista entre integrantes de movimentos sociais e ganhar visibilidade no Nordeste, região onde o ex-presidente possui os menores percentuais de rejeição. A bancada de oposição na Assembleia Legislativa desconfia ainda que associações de pequenos agricultores abastecidas com verbas de convênios firmados junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural estariam custeando as caravanas de ônibus vindos do interior, além de hospedagem e alimentação dos militantes escalados.

 

Descida de martelo
O Palácio Thomé de Souza chegou a um veredito sobre os integrantes do trio que vai comandar a tropa de choque do prefeito ACM Neto (DEM) na Câmara de Vereadores. Ontem, a articulação política do democrata definiu Henrique Carballal (PV) como líder do governo na Casa, em substituição a Joceval Rodrigues (PPS). Nas negociações, ficou acertado Duda Sanches (DEM) como primeiro vice-líder, posto que era exercido por Leo Prates (DEM), eleito presidente da Câmara em 2 de janeiro. Já a segunda vice-liderança será ocupada por Alfredo Mangueira (PMDB). Dos três parlamentares, o peemedebista é, de longe, o mais experiente. Com sete mandatos consecutivos, Mangueira transita bem em todas as alas.

 

Faz de conta
O presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PSL), faz cara de surpresa com a possibilidade de perder o voto da deputada estadual Luiza Maia (PT) na disputa para conquistar o sexto mandato à frente da Casa, mas foi avisado por interlocutores da petistas de que, dificilmente, terá o apoio da parlamentar. Nos últimos dois anos, ambos entraram em rota de colisão por diversas vezes. Em maio de 2015, ambos trocaram farpas ao vivo durante um programa de rádio, após críticas feitas por Luiza ao aumento da verba de gabinete destinada todo mês aos deputados. Dos 12 membros do PT, a petista deve ser a única a ficar contra  Nilo na votação de 2 de fevereiro, que será secreta.

 

Barreira pirata
O ataque de piratas a embarcações que navegam pela Baía de Todos os Santos ameaça a economia de cidades e distritos que têm no turismo náutico uma das principais fontes de renda no Verão. Devido aos constantes assaltos a veleiros, catamarãs e lanchas que estacionam em atracadouros no litoral do Recôncavo e da Ilha de Itaparica, dirigentes de marinas de Salvador estão orientando seus sócios e usuários que vêm de outros estados e países a evitar paradas ao longo da baía. O último episódio ocorreu sexta-feira passada, no píer de Itaparica, onde um casal que dormia em um veleiro foi amarrado, agredido e roubado.  Os bandidos usaram botes para chegar ao local e fugiram levando smartphones, relógios, comidas, bebidas e todo dinheiro em posse das vítimas. Segundo a polícia.

 

Poço mais fundo
Os sinais de que 2016 seria o pior ano da história para a hotelaria em Salvador se confirmaram com o fechamento do balanço anual dos 26 maiores empreendimentos da cidade, obtido pela Satélite. Nos acumulado dos últimos 12 meses, a média de ocupação nos grandes hotéis foi de 53,25% contra os 54,68% de 2015, que detinha o recorde na série histórica da pesquisa, realizada desde 2001. Mês a mês, o ano passado só superou o anterior em quatro: janeiro, fevereiro, setembro e novembro. Apesar do Réveillon, dezembro fechou com índice de 53,29%, inferior ao do mesmo período de 2015 - 53,84%. Em contrapartida, o valor médio cobrado pela diária subiu apenas 7,3% de 2012 para 2016, muito aquém da inflação acumulada nesses anos, saindo de R$ 195,42 para R$ 209,70.