ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Vice-Almirante Garnier é o novo comandante do 2° Distrito Naval

Sede fica em Salvador e abrange 3 estados, além da Bahia. Vice-Almirante Viveiros entregou cargo nesta segunda-feira, em Salvador.

Data: Terça-feira, 10/01/2017 00:00
Fonte: Do G1 BA, com informações da TV Bahia
 
 
 
 

Uma cerimônia militar na manhã desta segunda-feira (9) marcou a passagem de comando do 2° Distrito Naval, que fica em Salvador, mas abrange, além da Bahia, os estados de Sergipe, norte de Minas Gerais e sudoeste de Pernambuco.

 

Vice-Almirante Almir Garnier Santos novo comandante do 2° Distrito Naval (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)
Vice-Almirante Almir Garnier Santos novo
comandante do 2° Distrito Naval
(Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)
 

No evento, realizado na sede do 2° Distrito Naval, localizado no bairro do Comércio, o Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros passou o comando para o Vice-Almirante Almir Garnier Santos. Além de militares, participaram da cerimônia o Ministro da Defesa Raul Jungmann, o governador do estado, Rui Costa e o prefeito de Salvador, ACM Neto.

 

Após um ano e quatro meses à frente do 2° Distrito Naval, o Vice-Almirante Viveiros vai comandar o 1° Distrito Naval, no Rio de Janeiro. À frente do 2º Distrito, ele participou da coordenação de ações como a Olimpíada 2016.

 

O novo comandante do 2º Distrito, Almir Garnier, antes de assumir o posto atuava como assessor especial militar do Ministro da Defesa. Ele se formou na Escola Naval em 1981. Garnier também foi comandante do Navio-Tanque "Almirante Gastão Motta", do Centro de Apoio a Sistemas Operativos, gerente de Projetos e Diretor do Centro de Análises e Sistemas Navais e Diretor da Escola de Guerra Naval.

 

A partir desta segunda-feira, o Vice-Almirante Almir Garnier será responsável por uma área de jurisdição de mais de 1.100.000 km². Entre as importantes tarefas atribuídas ao Comando do 2º Distrito Naval, estão executar operações navais, aeronavais e de fuzileiros navais, contribuir para a segurança do tráfego aquaviário, segurança da navegação no mar aberto e hidrovias interiores, a prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio, coordenar e controlar as atividades de patrulha naval, entre outros.

 

Cerimônia de posse com almirante Garnier de óculos e almirante Viveiros na ponta esquerda da foto em Salvador na Bahia (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)
Cerimônia de posse com almirante Garnier (de óculos escuros) e almirante Viveiros na ponta esquerda da foto (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)