ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Governador acata eleição do MP e anuncia que nomeia mais votado da lista tríplice

Data: Terça-feira, 10/01/2017 00:00
Fonte: OLHAR DIRETO/ Lucas Bólico

 

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Governador acata eleição do MP e  anuncia que nomeia mais votado da lista tríplice
 
 
O governador Pedro Taques anunciou nesta segunda-feira (09) que irá respeita a votação dos membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e vai nomear o promotor de Justiça Mauro Curvo para o cargo de Procurador Geral de Justiça de Mato Grosso para próximo biênio (2017/2018). Ele encabeça a lista tríplice do MP.



A nomeação, de acordo com o Gabinete de Comunicação, será publicada no Dário Oficial do Estado desta terça-feira (10.01). “O governador escolheu o primeiro da lista tríplice encaminhada pelo Ministério Público, respeitando a vontade manifestada pela maioria dos membros da instituição, embora tivesse a prerrogativa de escolher qualquer um dos três qualificados nomes indicados”, destacou o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques.


“O Governo tem absoluta confiança que o relacionamento entre Executivo e Ministério Público continuará sendo pautado pelo respeito e colaboração institucionais, respeitando-se a independência, autonomia e responsabilidades de cada ente público”, completou Paulo.


A entrega da lista tríplice foi feita ao Paiaguás pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, no último dia 2. A lista foi tirada em votação obrigatória de todos os membros ativos do Ministério Público tem em primeiro lugar o promotor de Justiça Mauro Curvo, que obteve 140 votos. O segundo colocado, promotor de Justiça José Antônio Borges Pereira, recebeu 115 votos e a terceira colocada, procuradora de Justiça Eliana Cícero Maranhão, obteve 97 votos. De fora da lista ficou Ana Peterlini, ex-secretária de Meio Ambiente do Estado.


De acordo com a Constituição Federal, a prerrogativa para a escolha do novo chefe do Ministério Público Estadual é do Governador, que tem até 15 dias para efetivar a nomeação. Em Mato Grosso, tradicionalmente, o chefe do Poder Executivo tem escolhido o primeiro colocado na lista tríplice.


A eleição para a definição da lista tríplice ocorreu no dia 14 de dezembro, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. A comissão eleitoral foi presidida pelo procurador de Justiça, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, com a participação da promotora de Justiça Sasenazy Soares Daufenbach (secretária) e do promotor de Justiça Gustavo Dantas Ferraz. Com informações da assessoria de imprensa.