NOTÍCIAS

Segunda prova da etapa final da Fuvest 2017 continua nesta segunda

Prova de conhecimentos gerais começa às 13h; candidatos terão quatro horas para responder questões de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.

09/01/2017
Fonte: G1
 
 
 

Os candidatos que estão na disputa por uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) ou na Santa Casa de São Paulo fazem nesta segunda-feira (9) a segunda prova da etapa final da Fuvest 2017. Eles terão de responder questões de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Os portões dos locais de provas abrem às 12h30 e fecham às 13h.

Candidatos fazem a prova de português e redação da segunda fase da Fuvest 2017 (Foto: Flavio Moraes/G1)

No domingo (8) foi a vez de português e redação. A prova teve uma redação valendo 50 pontos e dez questões de interpretação de texto, gramática e literatura, que também valem 50 pontos. Segundo a assessoria de imprensa da Fuvest, pela primeira vez, todos os 37 locais de prova estão equipados com detectores de metal para evitar fraudes. A prova começou às 13h e terminou às 17h.

 

Na tarde deste domingo, a Fuvest divulgou o relatório de presença dos candidatos na prova de português e redação. Dos 22.869 candidatos convocados para a segunda fase, 1.933 faltaram à prova. O índice de abstenção foi de 8,5%.

 

O tema da redação foi "O homem saiu da menoridade?". A prova abordou conceitos do Iluminismo elaborados na obra de Immanuel Kant. O trecho inicial de um texto do filósofo escrito em 1784 serviram como base para que os candidatos escrevessem uma redação sobre como o homem pode atingir o esclarecimento e sair da "menoridade", ou seja, se tornar maior, valendo-se do seu próprio entendimento. Considerado um clássico da época, o texto, traduzido para o português como "O que é Iluminismo?", faz uma exaltação da razão, um dos conceitos que regeram o movimento do século XVIII de recusa dos dogmas, e que deu à ciência e à racionalidade papel central no desenvolvimento político, econômico e educacional, entre outros.

 

Professores de cursos pré-vestibulares de São Paulo ouvidos pelo G1afirmaram que a prova deste domingo teve nível de dificuldade semelhante a de anos anteriores, mas foi menos difícil que as questões da primeira fase, aplicada em novembro.

 

Calendário de provas

 

Nesta terça-feira (10) acontece o terceiro e último dia de provas da segunda fase da Fuvest. Será a vez da prova específica, de acordo com a carreira em que o candidato se inscreveu.

Foram convocados para esta etapa final 20.741 candidatos – que disputarão 8.734 vagas na USP e 120 na Santa Casa de São Paulo -, além de 2128 treineiros, totalizando 22.869 convocados.

Para os candidatos de artes cênicas e curso superior do audiovisual, o vestibular continuará com as provas de habilidades específicas entre os dias 11 e 13 de janeiro.

 

Resultados

 

A primeira chamada da Fuvest 2017 será divulgada em 2 de fevereiro. Confira, a seguir, as datas das listas seguintes:

 

  • 09/02/2017 (quinta-feira) – 10h: Divulgação da 2ª lista
  • 17/02/2017 (sexta-feira) – 10h: Divulgação da 3ª lista
  • 23/02/2017 (quinta-feira) – 10h: Divulgação da 4ª lista
  • 06/03/2017 (segunda-feira) – 10h: Divulgação da 5ª lista
  • 10/03/2017 (sexta-feira) – 10h: Divulgação da 6ª lista

 

As chamadas seguintes ocorrerão após o processo de reescolha, a partir das vagas não preenchidas.

 

Sisu

Os estudantes ainda poderão concorrer a 2.388 reservadas para candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. O ingresso é pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), ao qual a USP aderiu, pela primeira vez, em 2015.

 

Quem optou pelo Sisu disputará vagas em três modalidades. A maior parte é exclusiva para alunos de escolas públicas (1.155). Outras 586 vagas são destinadas a estudantes de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). As demais vagas (597) podem ser disputadas por todos os candidatos do Enem (ampla concorrência).

Comentários:




TERMOS E CONDIÇÕES DE USO
Nome:
Email:
Endereço:
Comentário:

Facebook