NOTÍCIAS

Fortaleza é a cidade que mais aprova no vestibular ITA 2017

Estudantes de Fortaleza vão ocupar 33 das 110 vagas disponíveis. Ceará deixa de ser o estado que mais aprovou após cinco anos.

30/12/2016
Fonte: G1
 
 
 
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) (Foto: Daniel Corrá/G1)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) (Foto: Daniel Corrá/G1)
 
 

Os estudantes do Ceará vão ocupar 30% das vagas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos vestibulares mais difíceis do país. Das 110 vagas disponibilizadas no vestibular 2017, 33 serão de estudantes cearenses. Todos os cearenses aprovados são estudantes de Fortaleza, fazendo da capital cearense a cidade que mais aprovou no ITA no vestibular 2017.

 

Pela primeira vez nos últimos seis anos o Ceará deixa de ser o estado que mais aprova no ITA, ficando atrás de São Paulo, com 42 aprovações (38%). Apenas quatro dos alunos de São Paulo estudam da capital.

 

Confira a lista dos aprovados

Concorrência
O vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com sede em São José dos Campos, teve concorrência de 113 candidatos por vaga neste ano.

 

Ao todo, o processo seletivo recebeu 12,4 mil inscrições para as 110 vagas nos seis cursos de engenharia oferecidos pelo ITA.

 

O número de inscrições teve leve retração na comparação com o último ano, quando houve recorde de 12,5 mil candidatos inscritos. Mesmo com um pouco menos de candidatos, a concorrência será maior pela queda na oferta de vagas, 30 a menos do que a última edição.

 

As inscrições de alunos de escolas particulares representam 61% das 12,4 mil - cerca de 7,5 mil. Os alunos de instituições públicas são 39% -  4,9 mil. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza foram as que concentram a maior parte dos candidatos. São 1,8 mil candidatos da capital paulista, 1,2 mil do Rio e mil da cidade do Ceará. São José dos Campos, sede do ITA, tem 993 inscritos.

 

O ITA é um dos vestibulares mais concorridos do país na área de engenharia e oferece seis cursos na graduação: Engenharia Aeronáutica; Engenharia Eletrônica; Engenharia Mecânica-Aeronáutica; Engenharia Civil-Aeronáutica; Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

 

Curso do ITA em Fortaleza
O percentual de cearenses aprovados na instituição nos últimos três anos foi destacado pelo reitor do ITA, Fernando Toshinori Sakane, durante o lançamento do mestrado do instituto em Fortaleza, em abril deste ano. Em 2015, 61 das 170 vagas ofertadas foram ocupadas por cearenses (36% do total). No ano passado, o índice foi de 42% - 71 das 170 vagas; já em 2013, para as 120 vagas, foram 43 estudantes aprovados, o que representa 36% de cearenses.

 

"O cearense hoje é o japonês da década de 1960. Antes diziam que, para entrar no ITA, era preciso expulsar os japoneses. Hoje, os cearenses expulsaram os japoneses e as pessoas pessoas brincam que para entrar no ITA é preciso expulsar os cearenses", disse o reitor, ao lembrar que os descendentes de japoneses ocupavam quase a totalidade das vagas naquela época. Ele destacou ainda que os cearenses representam apenas 10% dos inscritos.

Comentários:




TERMOS E CONDIÇÕES DE USO
Nome:
Email:
Endereço:
Comentário:

Facebook