ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Anvisa aprova novo medicamento contra obesidade

O novo tratamento é indicado para pessoas obesas ou com sobrepeso na presença de pelo menos uma comorbidade

Data: Quinta-feira, 22/12/2016 00:00
Fonte: Veja.Abrilcom

A Anvisa aprovou o registro de um novo medicamento contra a obesidade. O Belviq (cloridrato de lorcasserina hemihidratado), é indicado para pacientes com índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30 ou para pessoas com sobrepeso (IMC maior ou igual a 27), na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso, como hipertensão, dislipidemia, doença cardiovascular, diabetes tipo 2 ou apneia do sono.

 

Esse é o segundo remédio com essa indicação a ser aprovado pela Anvisa esse ano, totalizando quatro medicamentos disponíveis  – cloridrato de lorcasserina hemihidratado, orlistat, sibutramina e liraglutida – no país para o controle da obesidade. Ainda de acordo com a agência, o tratamento deve ser associado a uma dieta de redução calórica e ao aumento de atividade física.

 

Mecanismo de ação

Segundo Maria Edna de Melo, diretora da Associação Brasileira de Estudo da Obesidade (Abeso), em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o mecanismo de ação do Belviq é diferentes dos demais. 

 

“Ela [lorcasserina] ativa um receptor específico de serotonina que fica no hipotálamo, que é o centro principal de controle de balanço energético. E lá aumenta a produção de melanocortina, [hormônio] que traz uma redução da fome. É o único medicamento que vai agir exatamente nesse receptor.”, explicou Maria Edna.

 

Ainda segundo a especialista, o novo tratamento aparenta ter menos efeitos colaterais. Os principais são dor de cabeça, boca seca, e constipação intestinal.

 

“É um medicamento que tende a ser bem mais tolerado. Mas como nunca usamos, a prática vai nos dizer muito mais. Com o tempo, vamos avaliar. Vemos como mais uma opção, porque nem todos os pacientes respondem bem a todos os tratamentos.”, afirmou a diretora.

 

Além do Brasil, o Belviq já foi aprovado nos Estados Unidos. Produzido pela farmacêutica suíça Arena Pharmaceuticals, no país a detentora do registro é a ele Eisai Laboratórios Ltda., localizada em São Paulo.

 

A obesidade é uma das doenças crônicas com maior prevalência mundial, é considerada uma desordem com múltiplas causas, e está associada a várias doenças, sendo importante fator de risco para o desenvolvimento de diabetes.