ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Tribunal de Contas aponta mais de 900 obras paradas em Pernambuco

Data: Terça-feira, 29/11/2016 00:00
Fonte: Sumaia Vilela, da Agência Brasil
 

Mais de 900 obras públicas estaduais e municipais estão paralisadas em Pernambuco, segundo levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado e divulgado nesta segunda-feira (28).

 

O orçamento dos contratos é de mais de R$ 5 bilhões.

 

Constam na lista como realizadores das obras 123 municípios, além de 10 órgãos da Prefeitura do Recife e 35 órgãos do Estado de Pernambuco. O governo estadual está no topo da lista de contratos parados, tanto com relação ao volume de recursos como em número de obras.

 

Segundo o auditor das contas públicas que fez a pesquisa Pedro Teixeira, a justificativa mais utilizada pelos governos foi a falta de verbas federais.

 


Sonora: “A grande maioria das respostas foi quanto à dificuldade no repasse de recursos federais. A gente sabe que Pernambuco teve uma pujança em 2012 até 2014. E isso mudou por conta da crise econômica. E o Estado é quem mais recebe recursos federais, então é o que tem mais obras paralisadas”.


Entre as obras consideradas mais importantes pelo Tribunal de Contas, estão a construção de Unidades de Pronto Atendimento, habitacionais do Minha Casa Minha Vida e projetos de saneamento em diversos municípios do interior.  E também obras hídricas, de mobilidade e a construção de presídios de responsabilidade do Estado. Obras da Copa do Mundo paradas por desistência da empresa contratada, como o corredor de transporte público Leste-Oeste, no Recife, também constam na lista.

 

O diagnóstico vai servir para as inspeções de obras feitas pelo órgão no próximo ano. O auditor Pedro Teixeira explica também o que deve ser feito em relação à falta de repasses federais.


Sonora: “Muito provavelmente Tribunal de Contas de Pernambuco irá repassar as informações ao Tribunal de Contas da União, para que ele tome sua atitude quanto à falta de repasse, um compromisso que foi assumido e não está sendo cumprido”.

 

O levantamento está disponível na internet, no site do Tribunal de Contas de Pernambuco.