ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

PSD deflagra investida sobre vereadores de Mato Grosso

Data: Segunda-feira, 16/05/2011 00:00
Fonte:
Fonte: A Gazeta

Com meta ousada de angariar no mínimo 30 mil assinaturas no Estado de Mato Grosso, o Partido Social Democrático (PSD), sob comando do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), deflagra forte investida sobre as Câmaras Municipais. Ex-presidente da União das Câmaras Municipais do Estado (Ucmmat), Aluízio Lima (PR), está à frente dos trabalhos que visam agregar cerca de 300 parlamentares dos Legislativos. O atual presidente da entidade, Unírio Schirmer, também republicano, deverá seguir a nova legenda.

A nova sigla, idealizada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, tem prazo para conseguir participação nas eleições de 2012. Nos estados, os representantes do PSD correm atrás de assinaturas, que são manifestações de apoio para a fundação do partido. São necessárias mais de 500 mil assinaturas para registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até junho. A partir daí são formadas as comissões provisórias nacional, regionais e municipais, que deverão acelerar as ações para construção de projetos e respectivos registros até o final de setembro deste ano daqueles que irão concorrer nas eleições.

Diante desse cenário, Aluízio tem coordenado caravanas ao interior. A meta é percorrer os 141 municípios, para cooptação de apoiadores e consequentemente, novos adeptos. Nesse contexto começam a ocorrer pequenas rusgas, já que várias siglas perderão quadros importantes. Por enquanto, é nítida a perda do PP que entre os líderes perderá o vice-governador e ex-presidente da sigla no Estado, Chico Daltro além de Riva e de uma legião de filiados.

O PR também contabilizará baixas, partido de representantes da Ucmmat e de outros representantes, como prefeitos, vice-prefeitos além de vereadores. O PSD também irá abocanhar fatia considerável do PPS. curiosamente, siglas mais "conservadoras" como o PMDB, DEM e o PT, em tese, mantém mais resistência para aderir a nova proposta. Isso vem sendo verificado in loco por Aluízio.

Ele ainda não comunicou a direção estadual do PR sobre o trabalho em favor da nova sigla. Mas acredita que haverá compreensão da cúpula republicana. "Temos uma nova proposta e está de acordo com o ideal de muitos de nós. Acredito que não teremos problemas". Presidente estadual do PR, o deputado federal Wellington Fagundes disse que o partido não será prejudicado. "algumas pessoas saem e outras entram. É assim que funciona. É igual marido que deixa a esposa. Se existe paixão por outro tem que deixar ir, depois vem outro", disse em tom de brincadeira.

Na lista de municípios já visitados por ele estão Colíder, Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo além de outras cidades. Riva tem acentuado as visitas ao interior aos fins de semana.