ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Mãe é constrangida por amamentar em shopping da capital e organiza ‘mamaço’ em protesto

Data: Sexta-feira, 18/11/2016 00:00
Fonte: OLHAR DIRETO

Mãe é constrangida por amamentar em shopping da capital e organiza ‘mamaço’ em protesto

 

 
"Mamaço com Papai Noel". Esse é o nome do protesto agendado para às 17h de sábado, 19 de novembro, que terá como palco o Pantanal Shopping, em Cuiabá. A ideia de execução do protesto surgiu depois de a gerente administrativa, Manaíra Filgueiras receber a recomendação de uma funcionária do local para que amamentasse o seu bebê no fraldário. A situação foi registrada quando a mulher visitava o espaço do 'Papai Noel' e uma das ajudantes, lhe fez a sugestão. Indignada, a mulher denunciou o caso e ganhou apoio do grupo "Mães Fresquinhas".


Em depoimento no grupo “Aonde não ir em Cuiabá”, Manaíra relatou o ocorrido na última quinta-feira (17), destacando que chegou a pensar em registrar um boletim de ocorrência sobre a situação, mas acabou desistindo. Ela ainda deixa claro seu direito de amamentar a filha em locais públicos, pois está respaldada por lei estadual.


Confira o relato na íntegra:


"Hoje fui ao Shopping Pantanal, levar as minhas filhas para ver o papai Noel. A menor chorou ao ir no colo dele e logo peguei ela e fui pro cenário, lá existem alguns banquinhos e me sentei para amamentar e acalmar minha filha. Ao me sentar, veio uma das moças "ajudantes " me perguntar se eu sabia onde era o fraldario, e que eu deveria ir amamentar lá. Nesse momento fiquei muito constrangida pois havia mais pessoas ao meu lado, perguntei a ela se tinha algum problema amamentar ali ou se ela estava incomodada. Me respondeu que achava melhor eu amamentar em um lugar mais reservado. Pois bem. Existe uma lei que me permite amamentar onde eu quiser, e antes que me digam algo sobre "coloca um paninho" "esconde o peito" "lugar mais reservado", nao!!!!! Peito é alimento, precisamos parar de sexualizar algo natural!! Estava alimentando minha filha ai. Me senti extremamente constrangida, e pensar que isso acontece todos os dias. Fiz uma reclamação por escrito lá no shopping e sai decidida a registrar um b.o. (mas desisti)."


Sobre o ocorrido a assessoria do Pantanal Shopping informou por meio de nota que vai apurar os fatos junto à promotoria via processo interno, acrescentando que a atitude da funcionária não condiz com os valores do estabelecimento e que apoia o evento “Mamaço com Papai Noel”. Confira nota na íntegra:


“O Pantanal Shopping informa* que foi instaurado um processo interno para apurar os fatos narrados junto a promotoria. Esclarecemos ainda  que esta conduta não condiz com os valores do shopping e que realizamos treinamentos constantes com a equipe para abordagem e tratamento com o público de forma geral, sempre reforçando os valores baseados na ética, respeito, humildade e transparência. Após tomar conhecimento do evento “Mamaço”, informamos ainda que o shopping está de porta abertas e que disponibilizará cadeiras de amamentação, fraldas e carrinhos de bebê na decoração de Natal em prol da causa.”


Na tarde desta sexta-feira (18) Manaíra conversou com a reportagem do Olhar Conceito e informou que a assessoria do shopping entrou em contato para pedir desculpas. “O shopping me ligou, pediu desculpas e informou que as ajudantes são instruídas para oferecer o espaço para amamentar”. Ela ainda confirmou a realização do evento “Mamaço”.


Lei estadual sobre aleitamento materno


De autoria do deputado Gilmar Fabris (PSD), a lei estadual 10.394/16 que permite o aleitamento materno em ambiente público ou privado, foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em março de 2016 sancionada em abril do mesmo ano pelo Governo do Estado.


A lei deve ser cumprida em todos os estabelecimentos, sejam públicos ou privados, tais como: casas de espetáculos, bares, restaurantes, lojas de departamentos, dentre outros ambientes do gênero. O estabelecimento que descumprir a lei é primeiramente advertido e se houver reincidência multado em R$ 2 mil por infração, com valor dobrado a cada reincidência até o limite de R$ 50 mil.