ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

AFOGAMENTOS: Estudo vai identificar áreas de risco nos rios de MT

Segundo a OMS, 372 mil pessoas morrem afogadas no mundo – por ano – e o Brasil é o terceiro país com o maior número, atrás apenas de Japão e Rússia

Data: Sexta-feira, 11/11/2016 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Fernando Leal

 

 

 

Os milhares de quilômetros de extensão dos rios que correm em Mato Grosso se tornaram um dos principais alvos da Assembleia Legislativa, na tentativa de reduzir os índices de acidentes e mortes de pessoas por afogamento.  O objetivo é identificar de maneira permanente – por meio de placas com alertas – as áreas consideradas de risco nas águas pertencentes ao Estado.

 

Dados que acabam de ser revelados pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) mostram que, nos últimos dez meses, foram registradas oficialmente 87 mortes de pessoas nessas circunstâncias, 24 delas nos rios da Baixada Cuiabana. O quadro também aponta cerca de 30% no aumento de mortes por afogamento em relação ao ano passado. Já no mesmo período de 2014, 56 pessoas perderam a vida nas mesmas circunstâncias.

 

Sobre o assunto, o Projeto de Lei n° 430/2016 estabelece que “todas as áreas consideradas de risco para os banhistas, nas águas pertencentes ao Estado de Mato Grosso, terão identificação permanente”. Os alertas indicarão os locais profundos e os com baixa profundidade, mas que gerem riscos aos banhistas por lesões na cabeça e na coluna vertebral – entre outros, a partir de seus saltos.

 

Sobre o assunto, o autor do projeto – deputado Wagner Ramos (PSD) – chamou a atenção para frequentes divulgações, pela mídia, de tragédias e vítimas provocadas todos os anos por saltos, mergulhos e quedas em locais de risco. Sem contar a maioria dos afogamentos que poderiam ser evitados se existissem sinalizações adequadas nas áreas onde ocorrem. Esse mesmo cenário foi mostrado há exatos dois anos pela Organização Mundial de Saúde.

 

Em seu primeiro “Relatório Global sobre Afogamento: Evitando uma das Maiores Causas de Morte”, lançado à época em Genebra, o problema foi colocado entre as 10 principais causas de morte de crianças e jovens. Na ocasião, a OMS alertou que 372 mil pessoas morrem afogadas todos os anos, no mundo. Pior: o Brasil aparece como terceiro país com o maior número de mortes por afogamento, ficando atrás do Japão e da Rússia.

 

Na ocasião, em Genebra, o diretor do Departamento de Controle de Doenças Crônicas e de Prevenção da Violência e dos Traumatismos, da OMS, Etienne Krug, falou à Rádio ONU sobre a situação do Brasil. “O Brasil tem mais de 6 mil afogamentos por ano, que é um número grande. Acho que primeiro devem ser implementadas as medidas de prevenção básicas a nível das comunidades”, alertou Krug.

 

Entre essas ações estão a instalação de barreiras – tipos de grades para impedir a aproximação das crianças, ter locais seguros para que elas possam ficar durante o período em que os pais trabalham e, também, ensinar as crianças a nadar já nas escolas primárias.