ARIPUANÃ, Quarta-feira, 17/04/2024 -

NOTÍCIA

Conta de luz na área da Light vai cair 12%

Para as indústrias, queda será de 13,32%, enquanto que para consumidores de baixa tensão, será de 11,73%

Data: Quinta-feira, 03/11/2016 00:00
Fonte: O DIA

A conta de luz da Light ficará mais barata para os consumidores atendidos pela concessionária a partir da próxima segunda-feira, com a redução média para o consumidor residencial e subclasse residencial baixa renda ficando em 12,03%. Os novos percentuais foram aprovados ontem durante reunião pública da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

 

Atualmente, a empresa atende unidades consumidoras localizadas em 31 municípios do estado. A redução média, para clientes residenciais e industriais, é de 12,25%.

 

Empresário Rafael Bezerra ficou satisfeito com a redução na contaAlexandre Brum / Agência O Dia

 

De acordo com a agência reguladora, ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, é considerada a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.

 

Os custos típicos da atividade de distribuição, por sua vez, são atualizados com base no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). Para as indústrias, a redução será de 13,32%, enquanto que os consumidores de baixa tensão — incluindo, além dos residenciais a baixa renda, consumidores agropecuários, cooperativas de eletrificação rual, setor comercial e serviços, além de iluminação pública — a diminuição será de 11,73%.

 

E alívio no bolso é que espera Rafael Bezerra, dono da loja Calango Carioca, na Lapa. “A energia é usada para tudo na loja. Desde o fogão aos dois refrigeradores”, conta Rafael. “Achei a notícia ótima. Estava bastante preocupado com o preço da minha próxima conta”, afirma.

 

Bandeira

Para este mês, a bandeira tarifária nas contas de luz será amarela. Isso significa que a cada 100 quilowatt-hora (kWh), o custo da energia será de R$ 1,50, devido às condições hidrológicas pouco favoráveis e que determinou o acionamento de usinas termelétricas.
O uso das térmicas acaba impactando negativamente no custo da operação em todo o país por ser mais caro. 

 

Reportagem de Matheus Gagliano