ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Idoso de 86 anos é mantido em cárcere privado pela neta em Barra do Garças

Data: Sábado, 14/05/2011 00:00
Fonte:

Thais Tomie
24 Horas News

 

Um idoso de 86 anos era mantido em cárcere privado pela neta no município de Barra do Garças (516 km de Cuiabá). A neta, Cléia Moreira de Sousa manteve o avô em uma chácara afastada do perímetro urbano durante quatro meses (janeiro a início de maio) e o proibiu de ver os familiares.  Os irmãos do idoso foram várias vezes ao local, mas a neta sempre dizia que ninguém iria vê-lo. Durante esses meses ninguém teve contato com o idoso. Cleía Moreira foi pega em flagrante pela Polícia Militar e mesmo assim não permitiu que os policiais entrassem na casa para levar o avô. Ela foi conduzida até a Polícia Judiciária Civil do município, onde foi confeccionado boletim de ocorrência em seu desfavor, mas ela não foi presa.

O caso foi descoberto após denúncia do presidente da Comissão de Direito dos Idosos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Osmar Milan Capilé. Ao receber as informações sobre o caso o presidente determinou que membros da Ordem fossem até a chácara. Os irmãos do idoso também acompanharam os policiais até o local.

De acordo com o membro da “Comissão de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos”, da subseção de Barra do Garças, André Luiz Soares, o idoso relatou que não foi maltratado pela neta, mas que sua única queixa era de não poder entrar em contato com os irmãos. “Ele foi encontrado em boas condições de higiene e saúde, mas como a chácara ficava longe da cidade, ele não tinha condições de sair de casa”, disse.

Na ocasião, a comissão acionou o Ministério Público que de imediato marcou uma reunião com todos os envolvidos. O objetivo era fazer um acordo entre os familiares para decidir quem seria o responsável pelo idoso. O  idoso disse que queria continuar morando com a neta, mas manifestou sua intenção de manter o convívio com os irmãos e a filha adotiva. No caso, ele ficará aos cuidados da sua neta, assegurado o convívio dele com os demais parentes a cada 15 dias.