ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Governo da Venezuela e oposição anunciam abertura de diálogo

Reunião será mediada por Vaticano, Unasul e 3 ex-chefes de Estado. Protesto nacional foi marcado pela oposição para a próxima quarta-feira.

Data: Terça-feira, 25/10/2016 00:00
Fonte: Da REUTERS
 
 
 
 
 

O governo da Venezuela e a oposição anunciaram nesta segunda-feira (24), de forma surpreendente, a realização de negociações no próximo final de semana para tentar encerrar o impasse político vivido pelo país, que se agravou desde a suspensão de um referendo que tinha o objetivo de remover o impopular presidente Nicolás Maduro.

 

Os dois lados vão se encontrar na ilha caribenha de Margarita no domingo, sob mediação do Vaticano, da Unasul e de três ex-chefes de Estado.

 

"Pelo menos estamos instalando um diálogo entre a oposição e o governo legítimo", disse Maduro em Roma após se encontrar com o Papa Francisco, que fez um apelo ao presidente venezuelano para que alivie o sofrimento do povo durante a grave crise econômica.



A Venezuela vive um momento de alta tensão política após a suspensão, pelo poder eleitoral, do processo liderado pela opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) para submeter Maduro a um referendo revogatório de seu mandato, que termina em 2019.

 

A partir disto, o Parlamento aprovou no domingo uma resolução que considera o freio ao referendo o auge de um "golpe de Estado" do governo.

 

Queixas
Negociações passadas entre os dois lados praticamente não tiveram progresso. A oposição diz que Maduro é um autocrata inepto que precisa deixar o poder para que a crise não aumente, enquanto o ex-motorista de ônibus e líder de sindicato promete se manter firme e não ceder ao que chama de tentativa de golpe da elite.

 

Não foi anunciada qualquer agenda para a negociação, mas a oposição tem apresentado queixas sobre o fracasso da sua tentativa de referendo para remover Maduro e o isolamento da Assembleia Nacional, enquanto o governo deve reiterar as acusações de que seus inimigos são culpados de planos de fraude, violência e golpe.

 

O líder da coalizão de oposição Jesus Torrealba foi cauteloso sobre as negociações. "Diálogo não pode significar uma estratégia do governo para ganhar tempo... É um espaço para se lutar por um país melhor para todos nós", disse após um encontro com o enviado do Vaticano em Caracas.

 

O enviado do Vaticano, Emir Paul Tscherrig (segundo à direita, o ex-presidente espanhol Jose Luis Rodriguez Zapatero (à direita), o ex-presidente do Panamá, Martin Torrijos (à esquerda), e o ex-presidente da República Dominicana, Leonel Fernandez (segunda (Foto: STR / AFP)
O enviado do Vaticano, Emir Paul Tscherrig (segundo à direita, o ex-presidente espanhol Jose Luis Rodriguez Zapatero (à direita), o ex-presidente do Panamá, Martin Torrijos (à esquerda), e o ex-presidente da República Dominicana, Leonel Fernandez (segunda (Foto: STR / AFP)
 

Notícia surpresa
As notícias sobre as negociações aparentemente pegaram alguns membros da oposição de surpresa, o que pode reacender divisões internas dentro da ampla coalizão e irritar ativistas que consideram que Maduro não está comprometido seriamente com o diálogo.

 

A oposição convocou um protesto nacional para a próxima quarta-feira, à medida que o terceiro ano de recessão da Venezuela tem levado muitas pessoas a fazer uma refeição a menos por dia devido à escassez de alimentos e à alta dos preços.

 

Durante um protesto nesta segunda-feira, líderes estudantis disseram que 27 manifestantes ficaram feridos em confrontos com as forças de segurança na cidade de San Cristóbal, na fronteira com a Colômbia.