ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Sem Julier Sebastião, PDT anuncia apoio a Emanuel Pinheiro

Apesar de sigla já ter definido o apoio, ex-juiz ainda não se posicionou sobre a situação

Data: Quarta-feira, 12/10/2016 00:00
Fonte: MÍDIA NEWS/ DOUGLAS TRIELLI
 

Ednilson Aguiar/MidiaNews

 

O deputado Zeca Viana e o candidato a prefeito Emanuel Pinheiro: apoio do PDT

 

 

O presidente do PDT em Mato Grosso, deputado Zeca Viana, anunciou na tarde terça-feira (11) o apoio da sigla à candidatura de Emanuel Pinheiro (PMDB) à Prefeitura de Cuiabá.

 

Apesar do anúncio, o que chamou a atenção foi a ausência do ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva (PDT), que disputou o primeiro turno e obteve 8,12% (23.307) dos votos.

 

O apoio ao peemedebista não teve aval do candidato derrotado. Entretanto, Zeca negou qualquer tipo de racha no partido.

 

“Quem apresentou esse apoio foi a regional, mas acredito que o Julier não vai se omitir, e nem deve, a se apresentar a um dos candidatos, seja um ou outro. Porque como pretendente político tem que participar do processo. Ele não pode fazer como o Procurador Mauro e recomendar o voto em branco. Isso é uma falta de cidadania”, disse.

 

Zeca afirmou que o partido não poderia deixar de se posicionar no segundo turno.

 

“O PDT teve o seu candidato, fizemos nosso dever de casa. O Julier teve uma votação expressiva, mas enfrentou dificuldades e não atingimos nossos objetivos. Mas o político que ama sua cidade não pode ficar em cima do muro, tem que se posicionar. Optamos por Emanuel, porque entendemos que é o melhor para Cuiabá”, disse.

 

Águas passadas não movem moinhos. Estamos aqui juntos e emanados com o PDT. Essas situações que foram colocadas já estão esclarecidas

 

Segundo o parlamentar, o ex-juiz está em viagem e será procurado para declarar oficialmente seu apoio.

 

Águas passadas

 

Mesmo tendo sido atacado por Julier durante o primeiro turno, Emanuel Pinheiro disse não ver problema em ter o apoio do PDT.

 

O ex-juiz utilizou contra Emanuel questões como o Fundo de Assistência Parlamentar (FAP) e um cheque ao ex-comendador João Arcanjo Ribeiro, que é alvo de investigação na Justiça.

 

Segundo o peemedebista, todas essas questões já foram esclarecidas.

 

“Águas passadas não movem moinhos. Estamos aqui juntos e emanados com o PDT. Essas situações que foram colocadas já estão esclarecidas e o candidato, naquele momento, estava sendo induzido ao erro. No final do primeiro turno provamos algumas inverdades que o nosso adversário do segundo turno soltou, com toda maldade que o seu grupo político tem e lhe é peculiar”, disse Emanuel, se referindo a Wilson Santos (PSDB).

 

Ao final, Emanuel pediu a Zeca e Julier o programa de governo apresentado pelo PDT, no primeiro turno. O peemedebista disse que irá agregar algumas propostas em seu plano.

 

Critérios

 

Segundo Zeca Viana, a decisão de apoio a Emanuel foi por ver em Wilson o “representante oficial” de um “calote” do Governo do Estado aos servidores públicos, quando da discussão do pagamento da Revisão Geral Anual (RGA).

 

Além disso, o parlamentar citou que o governador Pedro Taques (PSDB), não cumpriu a agenda prometida na campanha de 2014, de valorizar o servidor, retomar o crescimento do Estado, entre outros.

 

“Eu não sou xerife do partido, ouvi a todos da Regional e os candidatos a vereadores da Municipal e, por unanimidade, decidiram apoiar o Emanuel. No fundo eu já sabia que era Emanuel”, disse Zeca.

 

“O nosso adversário representa um retrocesso, ele é 100% contra o VLT, ele não respeita os direitos adquiridos do funcionalismo público, é 100% a favor do calote aos servidores. Ele já deu sua contribuição, mostrou do que é capaz e do que não é”, afirmou.

 

O anúncio de apoio do PDT a Emanuel foi acompanhado pelo senador Wellington Fagundes (PR), a deputada Janaina Riva (PMDB), o presidente da Câmara, Haroldo Kuzai (SD), e o ex-líder do Governo Silval Barbosa, J. Barreto (PR).