ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Simno e Fiemt oferecem curso sobre as NRs que mais impactam as indústrias

O curso será ministrado pelo consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Luís Carlos Martins da Silva.

Data: Quarta-feira, 05/10/2016 00:00
Fonte: Da Assessoria

Sensibilizar e orientar os empresários sobre o cumprimento das Normas Regulamentadoras (NRs) e, assim, evitar autuações. É com esse objetivo que o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) e a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) oferecem, nesta quinta-feira (06/10), gratuitamente, o curso ‘Como lidar com as NRs que mais impactam a indústria’. A capacitação é voltada exclusivamente para empresas do setor industrial e ocorrerá na sede do Sindicato, em Juína, das 08h30 às 17h30.

 

O curso será ministrado pelo consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Luís Carlos Martins da Silva. Segundo ele, os participantes terão a oportunidade de se atualizar sobre as Normas de Segurança e Saúde no Trabalho que mais têm gerado autuações às empresas por parte do Ministério do Trabalho. “O cumprimento da legislação está ligado diretamente ao ambiente de negócio das empresas, uma vez que as leis trabalhistas impactam a gestão dos recursos humanos e a gestão financeira, consequentemente, comprometendo a produtividade da empresa”.

 

Dentre as normas que serão abordadas estão: NR 5 - prevenção de acidentes, NR 6 - equipamentos de proteção individual, NR 9 - prevenção de riscos ambientais, NR 12 - máquinas e equipamentos, NR 15 - atividades e operações insalubres, NR 16 - atividades e operações perigosas, NR 18 - ambiente de trabalho na Indústria da construção, NR 24 - condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, NR 35 – trabalho em Altura.

 

Ainda durante o curso, o consultor falará também sobre a importância do associativismo, já que 98% das indústrias são compostas por micro e pequenas empresas e, atuando em conjunto, ganham mais força e representatividade. Para participar do curso os interessados podem se inscrever pelo link ou no e-mail: [email protected]. Mais informações pelo telefone (66) 3566-1698.

 

Palestrante:

 

Luís Carlos Martins da Silva é especialista em Ergonomia pelo Conservatoire National des Arts et Métiers - França, possui formação superior em Tecnologia de Marketing, Técnico de Segurança do Trabalho. Trabalhou como Técnico de Segurança do Trabalho no Serviço Social da Indústria / RS – Sistema Fiergs por 23 anos em SST, com ênfase em Ergonomia, Segurança no Trabalho, Legislação Trabalhista e Previdenciária; colaborador na mesma organização desde junho de 1978 até julho de 2014. Atuou como ergonomista em mais de 100 indústrias de diversas atividades econômicas, inclusive, frigoríficos. Atualmente, conselheiro no Geat – Grupo de Estudos do Ambiente de Trabalho; Contrab – Conselho de Relações do Trabalho e Previdência Social do Sistema Fiergs - Ciergs (Grupo formado por profissionais multidisciplinares em Segurança e Saúde no Trabalho - SST, que tem por objetivo atuar na articulação de apoio e na orientação nas áreas de SST, em defesa dos interesses das Indústrias, dos Sindicatos Patronais e das Associações Comerciais e Industriais).