ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Brasil e Paraguai retomam conversas para reforçar segurança nas fronteiras

Data: Terça-feira, 04/10/2016 00:00
Fonte: EFE

 

Representantes dos governos de Brasil e Paraguai se reuniram nesta terça-feira em Assunção para implementar a colaboração em matéria de segurança, seguindo o roteiro marcado na segunda-feira durante o encontro entre os presidentes Michel Temer e Horacio Cartes na capital paraguaia.

 

Na reunião, realizada na sede da Chancelaria, foi dada continuidade às direções estabelecidas por ambos os governos para reforçar a cooperação contra o crime organizado nas fronteiras compartilhadas, de modo a melhorar as condições sociais com mais desenvolvimento e segurança.

 

A reunião contou com a presença do general Sergio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança da presidência do Brasil, assim como do chanceler paraguaio, Eladio Loizaga; do ministro da Defesa, Diógenes Martínez; e do ministro do Interior, Francisco de Vargas, entre outros.

 

Loizaga, em posterior entrevista coletiva, avaliou a reunião como um passo no combate contra o crime transnacional e contra os grupos criminosos que operam na área fronteiriça.

 

O general Etchegoyen afirmou que a reunião seguiu as instruções de Cartes e Temer de reforçar os controles de segurança nas fronteiras de Brasil e Paraguai.

 

"A intenção é exatamente ressaltar os objetivos e direções dos presidentes de dar a mais intensa integração no controle nas fronteiras do crime transnacional que afeta por igual as duas nações", disse o militar em comunicado.

 

Michel Temer e Horacio Cartes assinaram na segunda-feira, em Assunção, vários acordos em matéria de segurança, comercial e de telecomunicações.

 

Temer chegou ao Paraguai procedente da Argentina, onde se reuniu com o presidente Mauricio Macri, com quem conversou sobre o fortalecimento do Mercosul, assim como a necessidade de a Venezuela cumprir com os requisitos para ser definitivamente integrada ao bloco.