ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Papa visita pequena comunidade católica do Azerbaijão

País é de maioria muçulmana; católicos seriam apenas 570. Francisco passou pela Geórgia e estreitou os laços com os ortodoxos.

Data: Domingo, 02/10/2016 00:00
Fonte: Da France Presse
 
 
 
 
Papa Francisco celebra missa na igreja da Imaculada Conceição, única comunidade católica do Azerbaijão (Foto: Observatore Romano/ AFP)
Papa Francisco celebra missa na igreja da Imaculada Conceição, única comunidade católica do Azerbaijão (Foto: Observatore Romano/ AFP)
 

O papa Francisco desembarcou neste domingo (2) ao Azerbaijão, segunda e última etapa de sua viagem pelo Cáucaso, onde se reuniu com a pequena comunidade católica do país.

 

Pouco depois de chegar a Baku, procedente de Tbilisi, o papa presidiu uma missa na igreja da Imaculada Conceição, onde fica o centro salesiano, única comunidade católica do Azerbaijão.

 

Os católicos deste pequeno país de população majoritariamente muçulmana, às margens do Mar Cáspio, seriam apenas 570, de acordo com o Vaticano, incluindo 200 azerbaijanos, e sua única paróquia tem sete padres.

 

Praticamente toda a comunidade católica do país estava presente neste domingo, dentro e fora da igreja, para acompanhar a missa.

 

"Sois um pequeno rebanho precioso aos olhos de Deus", disse o pontífice durante a homilia. "A igreja inteira, que sente por vós uma simpatia especial, os observa e os estimula", completou.

 

Não é a primeira vez que o papa visita países onde os católicos são minoria, arriscando uma recepção fria. Na sexta-feira e sábado, ele visitou a Geórgia, onde os católicos representam 2,5% da população, segundo o Vaticano. Em Tbilisi, 75% do estádio em que Francisco oficiou a missa estava vazio.

 

"O papa perde seu tempo ao visitar estas comunidades?", questionou o papa ao final da missa. "Certamente não", respondeu, entre aplausos.

 

Preocupado com as "comunidades periféricas", como as chamou neste domingo, o pontífice convidou os fiéis de Baku a seguir cultivando sua fé com "coragem".